Ao vencer a congénere da Suécia por 2-1, a formação feminina de Portugal poderá manter-se no escalão desde quer a Ucrânia vença as suecas no último jogo do grupo I da Zona Europa/África da Fed Cup,
O triunfo luso – esta quinta-feira, em Israel – começou a desenhar-se com a vitória do par constituído por Michele Larcher de Brito e Maria João Koehler ante as suecas Cornelia Lister e Rebecca Peterson por 6-3 e 6-3, terminando a participação no “round-robin”
Na primeira jornada deste grupo, Portugal perdeu (3-0) frente à Ucrânia, que lidera o grupo, com Maria João Koehler a perder com Kateryna Bondarenko (6-4 e 6-2), o mesmo sucedendo a Michelle Brito frente a Lesia Tsurenko (duplo 6-2 e 6-3), tendo acontecido o mesmo ao par formado por Michelle e Inês Murta (duplo 6-2).
Se as suecas vencerem as ucranianas, Portugal baixará de escalão.
Noutra latitude (Tunísia) Pedro Sousa garantiu a presença entre os oito finalistas em singulares no ITF Futures Hammamet (10.000 dólares) na Tunísia, juntando-se a André Gaspar Murta e Rui Machado.
No encontro com o espanhol Miguel Semmler, Pedro Sousa venceu por 6-2 e 6-1.
Nos pares, João Domingues e Diogo Lourenço seguiram em frente após terem vencido (4-6, 6-3 e 11-9) os romenos Nicolae Frunza e Patrick Grigoriu, par primeiro cabeça de série.
Gonçalo Falcão e Frederico Gil afastaram o espanhol Pol Toledo Bague e o russo Alexander Zhurbin, por 6-2, 1-6 e 10-7.
Manuel Almeida, que tem o egípcio Sherif Sabry como parceiro, consentiu que os argentinos Julian Busch e Federico Coria, para quarto pré-designado, vencessem por 2-6, 1-6 e 10-7.
Ainda no feminino, Marta Oliveira apurou-se para as meias-finais em pares no Tunisia ITF Juniors Tournament.
Nos quartos-de-final, Marta Oliveira e a húngara Csenge Furak venceram Amina Anshba e Nilana Lysova, por 6-4, 2-6 e 10-5.