O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, pelo menos até Domingo, dia 24 de janeiro, por dois centros de ação: uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições.
Associada a esta corrente, ter-se-á a passagem de massas de ar tropical húmido.Sobre o continente, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes e eventualmente apenas nas regiões Norte e Centro, e em particular no Domingo, dia 24, a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado.
As temperaturas mínimas tenderão a subir ligeiramente, e no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC, embora com valores ligeiramente mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, e valores ligeiramente mais elevados na costa sul do Algarve. As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente, entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores.
O estado do tempo na Madeira será condicionado, desde hoje quarta-feira dia 20 de janeiro, e pelo menos até Domingo, dia 24 de janeiro, por um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical. No final de dia 24, ter-se-á aproximação de uma superfície frontal fria.O céu terá períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca ou aguaceiros fr acos e pouco frequentes, e para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva.As temperaturas mínimas, deverão variar aproximadamente, entre 15ºC e 17ºC, e as máximas, entre 18ºC e 22ºC. Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão substancialmente mais baixos.