Medalhados em campeonatos do mundo e da europa vão subir ao palco para receberem as distinções com que serão agraciados no decorrer da tradicional Gala Anual promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, marcada para esta quarta-feira.
A pouco mais de vinte e quatro horas do evento, ultimam-se os pormenores para mais um evento de alto cunho social, com dezenas de desportistas em acção, quer os que receberão os prémios quer aqueles que, em cima do palco, estarão das demonstrações das várias modalidades.
No centro das atenções vão estar os que integram as várias categorias de distinções, cada uma a conter cinco nomes, cujo vencedor será conhecido na própria gala, depois de se saber o resultado da votação nacional.
No sector masculino, Rui Costa (ciclista três vezes distinguido) assume a liderança dos candidatos ao título de melhor do ano, tentando somar a quarta vitória, onde surgem também o bronzeado mundial Nelson Évora (Atletismo), curiosamente também com três títulos de melhor atleta do ano.
Dois campeões que se juntam aos também nomeados Miguel Oliveira (Motociclismo), vencedor de cinco grandes prémios de Moto3; Rui Bragança, ouro na categoria -58 kg no taekwondo nos Jogos Europeus de Baku; o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 no Europeu e no Mundial.
No lado feminino, a ginasta Filipa Martins (oitava no Europeu de ginástica artística no concurso ‘all around’), a patinadora Mariana Souto (campeã mundial e europeia em pares dança (juniores), a canoísta Francisca Laia (medalha de prata em K1 200 nos Mundiais de sub-23), Ana Teresa Almeida (campeã mundial de bodyboard), e Fu Yu (Ténis de Mesa), com o bronze no Europeu, são as candidatas.
Para a equipa do ano foram nomeadas o K4 1.000 (que conquistou a prata no Europeu de canoagem), a selecção universitária de andebol masculino (ouro nas Universíadas), a de hóquei em patins sub-20 (bicampeã mundial da categoria), a de futebol de praia (campeã mundial e europeia) e a de ténis de mesa (ouro nos Jogos Europeus de Baku2015).
Para a jovem promessa foram designados Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), com a prata na categoria de -57 kg nas Universíadas, José Souto (patinagem), bicampeão mundial de ‘solo dance’ em juniores, João Amorim (canoagem), campeão mundial de maratona em C1 júnior, Ruben Neves (futebol), a jogar na principal equipa do FC Porto e na Liga dos Campeões e Melanie Santos (triatlo), bronze no Mundial e Europeu de sub-23.
Os nomeados para treinador do ano foram Rolando Freitas (seleccionador de andebol universitário e de elite), João Ganso (técnico de Nélson Évora), Hélio Lucas e José Sousa (responsáveis pela canoagem nacional), Mário Narciso, seleccionador de futebol de praia e Lino Barruncho (técnico João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, do triatlo), vencedores de várias medalhas internacionais.
Antes da outorga destes principais prémios, serão ainda distinguidos individualidades que cada uma das federações desportivas indicou, onde estarão presentes, entre outras figuras, os campeões Telma Monteiro (a judoca que ninguém conseguiu explicar porque não entrou nos cinco atletas do ano), João Sousa (Ténis), Marco Freitas (Ténis de Mesa) e Vanessa Fernandes (Triatlo).
O programa inicia-se pelas 19,30, com a primeira entrega de prémios, realizando-se demonstrações desportivas nos intervalos, para culminar com a segunda parte (22,45), onde se conhecerá também a figura que conquistará o alto Galardão de Prestígio.
O tema deste ano é dedicado à 20ª edição da Gala, pelo que se intitula “20 anos da Gala do Desporto”.