Da autoria de Alexandre Santos (39 anos), foi lançado esta segunda-feira, no auditório do Comité Olímpico de Portugal, o livro intitulado “Selecção Nacional – Uma metodologia de trabalho aplicada ao futebol”, editado pela Visão e Contextos.
A obra resulta de vários estudos que o autor fez ao longo de mais de uma dezena de anos em várias funções no futebol, especificamente como treinador de equipas dos escalões jovens e, depois, de seniores, em clubes portugueses e também na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos.
No livro, onde se abordam várias temáticas, o autor salienta que “o treinador de futebol terá de dominar e, principalmente, controlar e gerir um maior número de saberes, para que, posteriormente, possa tomar as melhores decisões”, frisando ainda que “actualmente a acção do treinador é cada vez mais complexa”, pelo que esta publicação surge em boa hora, atendendo ainda ao facto que o tema desenvolvido não tem sido abordado no que é o escaparate de informação a isso respeitante, porquanto parece existir apenas um outro livro que, embora de forma diferenciada, também passou em revista o tema agora veiculado de uma forma científica mas, ao mesmo tempo, prática e cujos conhecimentos podem servir aos treinadores de várias modalidades.
Daí que o seu conteúdo forneça indicadores que ajudarão os técnicos a analisar e decidir o que de melhor se deve fazer em qualquer situação.
Uma obra a ler e reter!
Fernando Santos (seleccionador nacional) e José Peseiro (que escreveu o prefácio) fizeram a apologia do conteúdo do livro, tendo Alexandre Santos esclarecido o porquê desta iniciativa.