Portugal garantiu a promoção ao Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, após o triunfo, este domingo, de João Sousa sobre o bielorrusso Uladzimir Ignatik, no primeiro dos encontros do último dia da eliminatória, realizada em Viana do Castelo.
Sousa garantiu o triunfo sobre Ignatik pelos parciais de 6-1, 6-1 e 6-4, em uma hora e 41 minutos.
Para encerrar a ronda, o ”capitão” de Portugal, Nuno Marques, decidiu substituir Gastão Elias por Rui Machado, no encontro com Egor Gerasimov, jogado à melhor de três partidas.
No último jogo, Rui Machado (254.º no “ranking” ATP) venceu a primeira partida frente a Egor Gerasimov (302.º), mas não conseguiu evitar que o bielorrusso fechasse o embate com uma vitória, por 6-7 (3), 6-1 e 6-4.
O embate entre os tenistas português e bielorrusso teve duas horas e dois minutos de duração, tendo Portugal vencido a Bielorrússia, por 3-2.
Passado este “obstáculo” Portugal vai conhecer, esta quarta-feira, os adversários no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis.
O sorteio da edição de 2016 da Taça Davis realiza-se em Santiago do Chile, a partir das 23 horas em Lisboa.
Espanha (com Rafael Nadal), Dinamarca, Lituânia e Hungria (assegurou também a promoção nesta terceira eliminatória) são alguns dos possíveis adversários da equipa portuguesa.