Completados quarenta anos em Março passado – altura em que, em 26 de Abril de 1975 Portugal venceu (2-0) pela última vez a França no Estádio Olímpico, em Paris, com a curiosidade de ter sido pouco mais de vinte e quatro horas sobre o golpe militar do 25 de Abril – a selecção portuguesa perdeu a oportunidade reescrever a história destes encontros.
É que daí e até aos dias de hoje, Portugal nunca mais ganhou aos franceses, incluindo o desta sexta-feira, em que o golo da derrota chegou aos 83’ pelos pés (excelente e certeiro remate) de Mathieu Valbuena, que tinha acabado de entrar há cinco minutos.
Os jogos entre as duas selecções iniciaram-se em 18 de Abril de 1926, em Toulouse, e os franceses venceram por 4-2, com a segunda partida a ter lugar, curiosamente no Estádio do Sporting, baptizado com o o nome de Estádio do Lumiar, em 16 de Março de 1927, em que os portugueses venceram por 4-0, no que foi uma “desforra” estrondosa, resultado que foi igualado em 2001, desta vez por parte dos franceses.
O resultado mais volumoso (5-3 para a França), aconteceu em 11 de Novembro de 1959, no Estádio Olímpico, em Paris.
Nestes 23 jogos, Portugal só ganhou cinco, empatou um e perdeu os restantes (17), a que se junta agora o 18º com noiva derrota e desta vez no Estádio do Sporting. O talismã não funcionou.
Fica para a próxima.