Completada a primeira jornada do Portugal-Finlândia, a contar a segunda ronda da zona euro-africana do Grupo II da Taça Davis, que esta sexta-feira se iniciou em Viana do Castelo, portugueses e finlandeses alcançaram uma vitória cada e estão empatados.
João Sousa (53º mundial) deu vantagem a Portugal no primeiro encontro de singulares vencendo Henrik Sillanpaa (505.º), pelos parciais de 6-0, 6-2 e 6-0, mas Rui Machado (220º) não conseguiu evitar o triunfo de Jarkko Nieminen (91º), no segundo encontro, perdendo com os parciais de 6-1, 3-6, 6-4 e 6-3.
Nuno Marques, seleccionador português, salientou que a selecção portuguesa “está preparada para a luta” e que o empate é um resultado positivo.
Este sábado, Portugal e Finlândia voltam ao “court” do CT Viana – casa cheia nos dois encontros do primeiro dia – para jogarem o encontro de pares, com início pelas 15 horas, onde João Sousa e Gastão Elias actuam no “court” do CT Viana frente a Jarkko Nieminen e Henri Kontinen.
As duas duplas decidirão qual das nações terminará o dia em vantagem na ronda, a um único triunfo do apuramento para a terceira e derradeira eliminatória da zona euro-europeia do Grupo II da Taça Davis.