Ao vencer o Chile por 6-0, um resultado que demonstra a superioridade tida pela formação lusa ao longo dos 40 minutos de jogo, Portugal apurou-se para meias-finais do mundial de hóquei em patins que decorre em França.
Numa das duas meias-finais, Portugal defrontará a Argentina, para onde parte em “inferioridade”, face às quatro derrotas que sofreu, nesta fase, com os homens das pampas.
Gonçalo Alves abriu o activo logos aos dois minutos, depois de duas perdidas anteriores, com um golo de belo efeito, mas único – e pouco recomendável – no decorrer da primeira parte.
No segundo tempo Portugal começou a acertar mais no ritmo e na táctica de jogo e Gonçalo Alves (21 minutos) faz o 2-0, tendo chegado ao hat trick dois minutos mais tarde. João Rodrigues (24’) chega ao 4-0 e as coisas ficaram mais “facilitadas” porque os chilenos deixaram de ter pernas para os nossos compatriotas.
O 5-0 chegou aos 25 minutos, outras vez por Gonçalves Alves e a contagem encerrou aos 34’ com o sexto golo, obtido por Rafa Costa.
Um triunfo folgado no caminho para defrontar a Argentina nas meias-finais.
Neste mundial, a principal surpresa foi o afastamento da campeã europeia em título, a Itália, ao ser derrotada pela Alemanha por 7-6. Nesta quinta-feira, a Espanha “esborrachou” Moçambique por 9-0.