A selecção nacional continua a ser – segundo o histórico estatístico – uma das candidatas ao título de campeão mundial de hóquei em patins, iniciando-se na competição este domingo (18h30), frente à forte turma alemã, no que será a 42ª edição.
O palco é em França e a prova começou este sábado com os primeiros jogos dos grupos A (França perdeu com a Espanha por 6-1 e Angola derrotou a Holanda por 7-2) e B (Argentina bateu a Suiça por 7-1 e Moçambique ganhou 6-3 à Inglaterra), tendo a língua portuguesa sido a mais falada em campo.
Portugal está no grupo C, com a Alemanha, Áustria e Brasil e não parece haver grandes dificuldades para passar à fase seguinte, pese embora, porque é desporto, prognósticos só devem ser feitos no final.
Recorde-se que a Espanha tem mais um título do que Portugal (16-15), mercê dos espanhóis terem ganho os últimos cinco campeonatos, tendo sucedido a Portugal, que venceu em 2003. Doze anos depois, Portugal pretende fazer o duplo, isto é, vencer a competição e recomeçar o caminho para a liderança mundial.
Portugal, por duas vezes (1947 a 1950 e 1956-1962) conquistou quatro títulos consecutivos.