A formação lusa empatou a zero (perdeu por 3-5 nas grandes penalidades) com a Noruega no segundo jogo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA U16, evento que termina esta terça-feira nas cidades de Castro Verde e Beja.
Depois do triunfo obtido na ronda inicial, frente à Itália (1-0), este empate/derrota pode atrapalhar a liderança, que será decidida nesta derradeira jornada, com a Itália a defrontar a Noruega (Estádio 25 de Abril, em Castro Verde) e Portugal a receber a Bélgica (Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja), tendo de vencer para chegar à primeira posição.
Se se considerar o empate (resultado final sem recorrer às grandes penalidades) luso frente à Noruega, Portugal fica com 4 pontos. Se valer os castigos máximos, Portugal fica com 3 pontos, tantos quantos a Itália e a Bélgica e a Noruega lidera com 4 pontos.
Definições para esta terça-feira, um dia em que a temperatura chegará aos 40º, o que não é nada bom para estes jovens, sendo aconselhável que a partida de Portugal (marcada para o pino do sol – 14 horas) possa ser jogado também, no mínimo, às 11 horas.
Aliás, não se compreende que a UEFA (que é autora da regulamentação) não faça disputar os jogos ao mesmo tempo, para bem da ética, do fair play e do espirito desportivo, mais a mais com jovens de 15 e 16 anos, onde é mais preciso “martelar” estas vertentes da verdade desportiva.