A surpresa desta quarta-feira foi protagonizada pelo primeiro cabeça de série e número um do torneio, o espanhol Feliciano López, que foi eliminado pelo holandês Robin Haase, que venceu por 2-1 (4-6, 7-6 e 6-4).
Depois de João Sousa – de quem se poderia esperar mais ante o compatriota Rui Machado, coube agora a López sair pela porta dos fundos.
O único triunfo luso pertenceu ao par formado por João Sousa e Gastão Elias, que esta quarta-feira venceram a dupla constituída pelo polaco Mateusz Kowalczyk e pelo eslovaco Igor Zelenay, resultado que se fixou em 2-0 (7-6 e 7-6).
O francês Richard Gasquet, que já foi finalista por duas vezes e que é o 5º cabeça de série do torneio, derrotou o conterrâneo Kenny De Schepper por 2-0 (7-6 e 7-5) e passou aos quartos-de-final, enquanto o argentino Leonardo Mayer (4º cabeça de série) também se foi embora depois de perder com o espanhol Nicolas Almargo por 2-0 (7-6 e 6-2).
Relevo ainda para o triunfo do australiano Nick Kyrgios (7º melhor no Estoril), que afastou o sérvio Filip Krajinovic (18º) por um 2-0 que expressa a sua superioridade e que admitiu ser um candidato ao triunfo final.
Artur Madeira
Resultados desta 4ª feira
Singulares
Feliciano López (Espanha)-Robin Haase (Holanda), 6-4, 6-7(2) e 4-6
Filip Krajinovic (Sérvia)-Nick Kyrgios (Austrália/7º) 0-2 (3-6 e 3-6)
Richard Gasquet (França)-Kenny De Schepper (França), 6-2 e 6-3
Nicolas Almagro (Espanha)-Leonardo Mayer (Argentina), 7-6(4) e 6-2
Pares
Mateusz Kowalczyk (Polónia) e Igor Zelenay (Eslováquia) perderam por 2-0 (7-6 e 7-6) ante a dupla portuguesa João Sousa e Gastão Elias.
Quinta à noite
Rui Machado sob os holofotes da fama
Rui Machado, único português ainda em prova na competição de singulares, terá honra de sessão noturna na quinta-feira para o seu encontro da segunda ronda diante do jovem croata Borna Coric, número 55 ATP. O encontro tem início marcado para as 19h30 no Estádio Millennium.
O restante calendário contempla os seguintes encontros:
Estádio Millennium
12h30 – Mariusz Fyrstenberg (Polónia)/Max Mirnyi (Bielorrússia)-Gastão Elias/João Sousa (Portugal)
Não antes das 15h
Guillermo Garcia-Lopez (Espanha)-Kevin Anderson (África do Sul) e Albert Montanes (Espanha)-Gilles Muller (Luxemburdo)
Não antes das 19h30
Borna Coric (Croácia)-Rui Machado (Portugal)
Court n.º 2
Não antes das 14 horas
David Vega Hernandez (Espanha)-Pablo Carreno Busta (Espanha)
Marc Lopez/David Marrero (Espanha)-Nicolas Almagro/Guillermo Garcia Lopez (Espanha)