Ao derrotar a congénere de Marrocos por 6-1, a selecção portuguesa passou à segunda fase da Taça Davis (Grupo II da Zona Europa/África), dando o importante passo para a ronda seguinte, onde defrontará, também em Portugal, a equipa da Finlândia, que afastou o Nápoles nesta fase.
Como se deu conta na altura própria, João Sousa e Rui Machado venceram (em ambos os casos por 3-0) na primeira ronda, tendo o par João Sousa /Frederico Silva vencido o par marroquino (Lamine Ouahab/Younes Rachidi) também por 3-0, o que correspondeu ao triunfo de Portugal e consequente apuramento para a fase seguinte.
No último dia do encontro (este domingo), disputado à melhor de cinco, Frederico Silva permitiu o triunfo do marroquino Lamine Ouahab por 3-1 (7-6 (7-5) e 6-4), enquanto João Domingues, que fechou o encontro, derrotou Mehdi Jdi, por 2-0 (6-4 e 7-5).
O encontro com a Finlândia será realizado em Julho, não estando ainda marcado o local, que se confirma terá lugar em Portugal.
Entretanto, Frederico Gil recebeu o galardão ITF Commitment Award, atribuído pela Federação Internacional de Ténis pelas 20 internacionalizações por Portugal na Taça Davis.
Gil, é o sexto jogador português a receber este prémio, depois de João Cunha e Silva, Nuno Marques, Emanuel Couto, Leonardo Tavares e Rui Machado.