A Grécia abala a elite europeia, ao dar a um partido da estrema esquerda – o Syriza de Alexis Tsipras, a vitória nas eleições realizadas hoje.O Syriza é o grande vencedor das eleições legislativas gregas deste domingo o partido que defendeu um discurso na campanha anti-austeridade, anti reformas da união Europeia liderada pela chanceler Angel Merkel.
No discurso da vitória, onde a maioria absoluta não é uma dado certo, Alexis Tsipras proferiu palavras duras na continuidade do discurso de campanha eleitoral, decretando o fim da austeridade na Grécia.
Alexis Tsipras afirmou numa Praça Syntagma, no centro de Atenas apinhada de apoiantes do Syriza ” Hoje foi derrotada a Grécia das elites, dos oligarcas e dos anti-democratas. Hoje venceu a Grécia que trabalha, do amor, do conhecimento, da cultura”.
À hora da redação desta noticia faltam ao Syriza dois deputados para atingir a maioria absoluta, está com 36,2%. Não só os resultados do partido da estrema esquerda – Syriza, mas também contabilizados os votos do partido da extrema direita Aurora Dourada (6,3% -terceira força nestas eleições), apontam para uma Grécia de extremos onde os partidos do “arco do poder” não chegam ao valor do Syriza , os 28% da Nova Democracia mais os 4% do PASOK ficam aquém dos 36% do partido de Alexis Tsipras.
Outros resultados da noite até ao momento temos o partido do jornalista To Potami, que com 5,9% dos votos e ainda os comunistas do KKE, com 5,4%.