Rui Silveira e Gustavo Lima foram os primeiros – e espera-se que não os últimos – a lograr garantir a presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF, que decorrem até ao dia 21 em Santander (Espanha).
Rui foi 19º e 3º nas duas regatas realizadas este sábado, terminando afase de qualificação no 23º posto, posição que garante a presença no Rio.
Gustavo – o recordista Lima nacional de presenças nos Jogos – foi 3º e 12º e fixou-se no 33º lugar da geral, garantido também a passagem para o Rio.
Para além disso – o que é significativo – os dois velejadores nacionais tem ainda a hipótese de subirem na tabela classificativa deste mundial, nas regatas que vão disputar na fase de ouro.
Na liderança da classificação geral está o brasileiro Robert Scheidt, seguido de Nicholas Heiner (Holanda) e de Tom Burton (Austrália).
João Rodrigues estreou-se no mundial com um 14º e um 8º que lhe valem a 19ª posição da geral de RS:X. Os franceses Pierre le Coq e Louis Giard são os dois primeiros e o polaco Piotr Myszka é terceiro.
Em Laser Radial, Carolina João foi 43ª e 36ª e é 101ª da geral. Comanda a checa Veronika Fenclova.
Este domingo, entram em acção os 470 masculinos e femininos. Gonçalo Pires/Miguel Nunes, António Matos Rosa/Ricardo Schedel, João Villas-Boas/Francisco Pinheiro de Melo, João Pestana/Tomás Marques, Diogo Pereira/Manuel Macedo e Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo cumprem as duas primeiras regatas da fase de qualificação.