David Rosa foi este sábado o melhor ciclista em competição no decorrer do Mundial de BTT, em Hafjell, Noruega, ao obter o 29.º lugar na prova de cross country olímpico (XCO) que o francês Julien Absalon venceu.
O desempenho de David Rosa constitui o melhor resultado de sempre de um corredor luso numa prova de elite do Campeonato do Mundo, suplantando a anterior melhor classificação, que pertencia ao mesmo Rosa, desde 2013, quando obteve a 37.ª posição.
David Rosa concluiu a prova deste sábado a 9.29 do francês Julien Absalon, que conquistou o quinto título mundial, numa época que está a ser de ouro, uma vez que também já se sagrou campeão europeu e venceu a Taça do Mundo de XCO.
Mário Costa foi o outro português presente na corrida, sendo o 82.º, a 3 voltas do vencedor, devido a ter tido um furo.
Os dois corredores de downhill (DHI) lusos, Francisco Pardal e Emanuel Pombo participaram na descida de qualificação. Pardal conseguiu o 37.º registo, a 11,966 segundos do sul-africano Greg Minnaar, autor do melhor tempo, 3.27.399. Pombo terminou no 49.º lugar, a 15,077 segundos.
Entretanto, na sexta-feira, o sub-23 José Pedro Dias foi o melhor dos três elementos da Selecção Nacional/Liberty Seguros que competiram.
José Pedro Dias, natural de Barcelos foi o 41.º classificado na prova de cross country olímpico (XCO) de sub-23, a 9.43 do holandês Michiel van der Heijden, que venceu isolado, ao fim de 1h18m40s de corrida. O pódio completou-se com o francês Jordan Sarrou, a 49 segundos, e com o estadunidense Howard Grotts, a 1m12s.
O outro luso que competiu na prova para sub-23 masculinos foi o campeão nacional desta categoria etária, Gonçalo Amado, que terminou na 55.ª posição, a uma volta do vencedor.
Joana Monteiro vestiu as cores nacionais na corrida se XCO para sub-23 femininas, concluindo a prestação no 36.º posto, a uma volta da vencedora, a suíça Jolanda Neff, que gastou 1h17m49s. Seguiram-se a francesa Margot Moschetti, a 1m47s, e a helvética Linda Indergand, a 1m53s.
Para completar a presença lusa neste mundial, Francisco Pardal e Emanuel Pombo encerram a participação lusa no Campeonato do Mundo, correndo, este domingo, a final de DHI, com início marcado para as 13h45.