Alemanha, Áustria e Hungria são os adversários (de peso) que Portugal terá de defrontar na primeira fase (grupos) do Campeonato da Europa (masculino e feminino), que decorrerá no Meo Arena, entre 24 e 28 de Setembro próximo.
Com a campeã europeia em título (Alemanha) e a 5ª classificada no mundial (Áustria), por certo que Portugal terá de estar ao nível do 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, para conseguir ficar entre os dois primeiros do grupo (A da I Divisão), os que ficarão apurados para os quartos-de-final.
No presente, quatro atletas da Alemanha encontram-se entre os seis primeiros do ranking europeu, com os portugueses Marcos Freitas e Tiago Apolónia a ocuparem os 4º e 8º lugar. Mas de “rankings” está o “mundo” cheio e, por isso, só contará o que se passar nos jogos propriamente ditos.
No sector feminino, a equipa lusa integra o grupo B (I Divisão), com a Espanha, Polónia e a Roménia, sendo Fu Yu a líder (5º lugar do ranking), que terá na espanhola Maria Xiao a principal adversária.
Nestes europeus vão estar presentes 43 países (42 selecções masculinas e 37 femininas), divididos por três divisões, no que será o primeiro evento com esta amplitude que Portugal recebe a nível do Ténis de Mesa.