Canoagem – Mundial de Moscovo
Depois de uma quinta-feira aziaga, eis que surgiu a sexta-feira de verde e vermelho, o que quer dizer que as cores nacionais já deram um sinal positivo na presença do mundial que decorre em Moscovo.Isto porque, esta sexta-feira duas tripulações se classificaram para as respectivas finais A, como foram os casos da selecção masculina do k4 1.000 metros, composta por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes e por Teresa Portela, no K1 500 metros, em cima da linha de chegada.
O quarteto (que continua uma maravilha, em especial pelo feito inédito no primeiro apuramento de um K4 para uma final num mundial) pelo que já tem feito) cumpriu a eliminatória no 4º lugar, com 2.55,436, ficando apurado para as meias-finais. Nesta prova, apenas os vencedores das três eliminatórias (República Checa, Hungria e Rússia) é que passaram de imediato à final A.
Nas meias-finais, pagaiaram mais rápido cerca de três segundos (2.52,575) e lograram “navegar” para a final A, no domingo.
Quanto a Teresa (que também confirma o que realmente vale), venceu a eliminatória com 1.51,109 – prova onde não houve apuramentos directos para a final A – e foi segunda na meia-final, com 1.48,938, garantindo a presença na final A (domingo) apenas por 22 milésimos (0,022), vantagem mínima que granjeou para a terceira classificada. Uma prova dura de “roer” mas conseguiu.
Depois da surpresa (não positiva do primeiro dia), eis que Portugal ergue o seu “Padrão dos Descobrimentos” numa “meia” vitória nesta segunda jornada.
Nas outras provas desta sexta-feira, Hélder Silva (C1 200 metros) foi 2º na eliminatória, com 39,981 e apurou-se para a meia-final (este sábado), o mesmo sucedendo a Teresa Portela, agora no K1 200 metros, tendo sido 2ª na eliminatória, com 40,891, voltando à pista este sábado.
Para este sábado, o calendário marca ainda a presença portuguesa em três finais B: no K4 – 500 metros, com Joana Vasconcelos, Maria Cabrita, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues; no K2 – 1.000 metros com Emanuel Silva e João Ribeiro e no K1 – 1.000 metros, com Fernando Pimenta.