Sexta-feira 01 de Novembro de 9022

Canoagem – Mundial de Moscovo

Canoagem-LogoQuinta-feira aziaga

Por certo que os resultados alcançados pelos canoístas portugueses neste primeiro dia do Mundial que se efectua em Moscovo, não foram os melhores face às expectativas criadas antes da partida para a capital russa.Isto porque nas três provas em que competiram, esta quinta-feira, os representantes lusos conseguiram apenas chegar à final B, “esfumando-se” as hipóteses de chegarem às medalhas.

No K4-500 metros, o quarteto feminino formado por Joana Vasconcelos, Maria Cabrita, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues obtiveram o quarto lugar na eliminatória com o tempo de 1.35,023, apurando-se para a meia-final. Nesta segunda ronda, cumpriram o percurso em 1.33.912, que correspondeu ao 6º lugar, que deu lugar á presença na final B, neste sábado.

No K2-1.000 metros, a dupla masculina composta por Emanuel Silva e João Ribeiro triunfaram na eliminatória, com o tempo de 3.13,446 e passaram à meia-final, onde a sorte foi madrasta. Completaram a série em 3.20,294, que correspondeu ao 3º lugar, quando seria necessário chegar em 1º ou 2º para ficarem apurados para a final A. O que esteve perto, porquanto a diferença de tempo para o segundo classificado foi de apenas 514 milésimos. A final B efectua-se também no sábado.

Por último, Fernando Pimenta, no K1-1.000 metros, também venceu a eliminatória, com 3.34,321 e foi apurado para a meia-final onde foi 3º, com 3.32,220, sendo “atirado” para a final B porque só os dois primeiros é que garantiam a presença na final A, a das medalhas. A diferença para o segundo classificado foi de cerca de segundo e meio (1,463).

Atendendo que o seleccionador nacional, o polaco Ryszard Hoppe – que tem feito um trabalho extraordinário com os canoístas portugueses e a quem se deve a quase totalidade das medalhas ganhas nos últimos tempos – referiu, publicamente, que “Portugal pode ganhar até quatro medalhas”, é evidente que o objectivo pode ser cumprido mesmo que seja apenas uma.

Resta aguardar os desempenhos do K4-1.000 masculino (Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes), do K1-500 metros (Teresa Portela), do K1-200 metros (também com Teresa Portela) e do C1-200 metros (Hélder Silva) para se saber se haverá ou não medalhas neste mundial de Moscovo, atletas que vão actuar esta sexta-feira nas respectivas eliminatórias.

© 9023 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.