Sábado 21 de Setembro de 2024

Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa

porto de lisboa cruzeiros

JCSERV / JCMYRO

A  APL – Administração do Porto de Lisboa assinou o contrato de concessão de Serviço Público da atividade de cruzeiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.Este contrato foi om o consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S., Grupo Sousa Investimentos SGPS Ld.ª, Royal Caribbean Cruises Ltd. e Creuers del Port de Barcelona S.A., vencedor do concurso internacional criado para o efeito.

 

Esta concessão prevê a construção do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa que contribuirá para um crescimento sustentado do tráfego de passageiros anual, executando, assim, o PETI 3+ – Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas.

A execução do projeto – da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça –, envolve um valor estimado em cerca 22,7 milhões de euros.

Para a APL devido ao impacto na economia da cidade e da região de Lisboa, tem orientado toda a sua operação “no sentido do crescimento, em passageiros e escalas, de cruzeiro na capital portuguesa, estimando-se que o atual tráfego de 550 mil passageiros quase que duplique em dez anos (mais do qua a população de Lisboa) e atinja, até ao final da concessão, mais de 1,5 milhões de passageiros.”  Para este facto contribui ainda, que cada passageiro gasta em média cerca de 97,40 euros na região de Lisboa, durante a sua visita (gastando cada tripulante, em média, cerca de 21 euros).

O futuro concessionário do serviço público da atividade de cruzeiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa congrega a experiência e as competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e, do facto de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português. Por sua vez, a Global Liman Isletmeleri detém 40% do consórcio, o Grupo Sousa Investimentos SGPS tem 30%, a Royal Caribbean Cruises tem uma participação de 20% e a Creuers del Port de Barcelona participa com 10%.

A Creuers del Port de Barcelona gere terminais de cruzeiro em Espanha (Barcelona e Málaga) e Singapura, por onde passam mais de três milhões de passageiros/ano. A Global Liman Isletmeleri gere terminais de cruzeiro na Turquia, em Kusadasi, Bodrum e Antalya, por onde passam quase um milhão de passageiros/ano. A Royal Caribbean Cruises gere terminais de cruzeiro em Itália (Civitavecchia e Nápoles), EUA (Port Everglades, Fort Lauderdale e Cape Liberty), México (Costa Maya e Langosta), Honduras (Roatan), Belize (Belize) e Turquia (Kusadasi), por onde passam cerca de doze milhões de passageiros/ano, gerindo ainda mais de 41 navios e cerca de 100.000 cabines ocupadas por mais de cinco milhões de passageiros/ano (através das companhias Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, etc.). É de salientar, também, que o Grupo Sousa transporta cerca de 300.000 passageiros/ano (Porto Santo-Funchal).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.