Está marcada para esta segunda-feira a divulgação – com honras de telejornal em directo – pelo seleccionador nacional, Paulo Bento, dos 23 que vão formar a selecção portuguesa para o Mundial do Brasil.Depois dos trinta definidos – obrigatório para ficarem inscritos e poderem substituir qualquer um que se lesione no entretanto – Paulo Bento vai anunciar o grupo que entrará em estágio no Estoril alguns dias (os outros serão em Ó)bidos), antes de Portugal defrontar a Grécia na despedida a caminho de Terras de Santa Cruz, jogo que terá lugar no dia 31 e também no Estádio Nacional.
Quatro guarda-redes, nove defesas, sete médios e dez avançados foram os escolhidos. Agora há que definir quem fica.
Há vários parâmetros em análise, entre os quais os dados históricos de cada um na selecção, os seus comportamentos, as suas capacidades, as opções para cada um dos lugares (titulares e números dois), a renovação futura, entre alguns outros que Paulo Bento divulgará.
Mas não deixamos passar a oportunidade para dar uns “bitaites”, como dizia o bom do Prof. Hernâni Teixeira (que há dias nos deixou para sempre).
Assim, o guardião que ficará de fora poderá ser Anthony Lopes (ou Eduardo), com Beto na esperança de ser o oficial ante o habitual Rui Patrício, estes dois indispensáveis.
Nos defesas, deverão manter-se Antunes, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Neto, Pepe e Ricardo Costa, ficando em dúvida os casos de André Almeida (não deverá entrar), bem como de Rolando, dependendo de uma ou outra estratégia.
Nos médios, João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles e Rubem Amorim estarão de pedra e cal; William pode ser primeira escolha “renovadora” e eventualmente João Mário. Dúvidas quanto a André Gomes.
Nos avançados, a situação pode complicar-se. Ronaldo está lesionado e só pode ser solto depois da final da Liga dos Campeões (dia 24), mas é figura número um na equipa. Postiga (apesar de tudo), Hugo Almeida, Nani, Quaresma, Varela e Vieirinha, podem ficar, bem como Rafa ser o jovem escolhido, estando as maiores dúvidas nos mais jovens: Éder e Ivan Cavaleiro
Mais logo se tirarão as dúvidas.