Queen Mary 2, o maior navio de cruzeiros, chegou a Lisboa acompanhado pelos navios irmãos, Queen Victoria e Queen Elizabeth.O Porto de Lisboa recebeu hoje as 3 Rainhas – Queen Mary 2, Queen Elizabeth e Queen Victoria – assinalando o seu melhor dia de sempre em termos do número de pessoas mais de 17 mil desembarcaram na capital.
No total foram cerca de 13 mil passageiros mais 5 mil tripulantes, que chegaram ao Porto de Lisboa nos seis navios que atracam hoje (mais três, para além das Rainhas), representando um potencial impacto económico superior a um milhão de euros para a economia local.
O dia fica marcado pela reunião emblemática das 3 Rainhas, ao longo do cais de Santa Apolónia, momento assinalado com uma cerimónia solene que contou com a presença de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e dos três comandantes dos “Queen”.
Esta é a quarta vez na história em que Cunard reúne a sua frota num mesmo porto, efeméride que faz do Porto de Lisboa o terceiro porto a receber as Rainhas em simultâneo. Este momento marca também o início das comemorações do 10º aniversário do Queen Mary 2, que se assume como o navio ‘bandeira’ da Cunard.
David Rousham, diretor de Desenvolvimento Internacional para a afirma: “Depois de Southampton e Nova Iorque, Lisboa é o porto mais visitado pelos navios da Cunard. É sempre um prazer visitar Lisboa, a receção é calorosa, a cidade oferece aos nossos passageiros um amplo espectro de atrações culturais e turísticas e as instalações portuárias são excelentes.”