O Workshop “História, Monumentos e Tradições do Ladoeiro” realiza-se na tarde do próximo dia 19 de abril, sábado, animado pelo investigador António Maria Romeiro Carvalho, natural da aldeia e autor de obra nestas temáticas.A atividade visa dar a conhecer diferentes aspetos da povoação do Ladoeiro, através da divulgação e análise do seu património histórico e cultural.
A concentração está marcada para o Salão da Junta de Freguesia de Ladoeiro, pelas 14 horas, onde será apresentado o programa da iniciativa.
A tarde arranca com a análise da toponímia de duas artérias do Ladoeiro, a Rua do Saco e a Rua da Porta, exemplares do processo popular de nomeação de ruas e lugares.
Os participantes deslocam-se depois até à casa onde morou José Tomé, famoso ladrão que terá vivido no final do XIX e início do século XX. No local será contada a história deste personagem.
O workshop prossegue com uma visita à Fonte Grande, o “centro” do Ladoeiro desde há milhares de anos até às últimas décadas do século XX. Aqui serão analisados vários dados históricos sobre o Ladoeiro e sobre o monumento que é hoje ex-libris da freguesia, encontrando-se representado no seu brasão.
Às 16 horas os participantes vão de autocarro até à Capela do Espírito Santo, uma das quatro que demarcam o povoado, local de paragem obrigatória dos tradicionais madeiros e de outros rituais.
O autocarro prossegue a sua viagem até à fonte das Pias, umas principais zonas de pastos comuns e campos abertos no concelho de Idanha-a-Nova, até inícios do século XX.
Segue-se depois até ao cemitério velho, local que ainda hoje conserva grande importância histórica para a população de Ladoeiro.
Os participantes viajam, pelas 17h15, até à Igreja Matriz da aldeia, onde serão examinados vários elementos históricos sobre esta obra e as procissões locais.
A tarde termina com o regresso dos participantes ao Salão da Junta de Freguesia de Ladoeiro.
O workshop é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Ladoeiro e do Clube de Praticantes de Actividades Outdoor, com apoio do Município de Idanha-a-Nova.