Terça-feira 24 de Novembro de 2189

DIA INTERNACIONAL DO DESPORTO AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA PAZ

rangelPrémio Prestígio ao Mérito para Moniz Pereira

A outorga ao professor Mário Moniz Pereira da distinção “Prestígio ao Mérito”, é um dos pontos altos do Colóquio que o Desportivo Operário do Rangel promove este sábado, dia 5, no Auditório da Câmara Municipal da Amadora, a partir das 15 horas.Instituído pela ONU em 2013, esta é a primeira comemoração do Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz em todo o mundo, tendo o Rangel a ousadia de avançar para a realização de um evento alusivo.

 

Para além do desporto, este Dia Internacional envolve ainda a área do Desenvolvimento e da Paz, que importa analisar sobre o ponto de vista da primordial importância e do impacto que estes três vectores têm na sociedade nos dias de hoje.

 

Vuk Jeremic, Presidente da Assembleia-Geral da ONU, afirmou, aquando da divulgação da decisão tomada, que “o desporto encarna as mais valiosas características da humanidade, porque é algo que requer perseverança e disciplina, encorajando os princípios da integridade, “jogo limpo” e competição honrada, inspirando-nos a esforçarmo-nos além dos nossos limites”.

 

O Desportivo Operário do Rangel quis ir, quiçá, um pouco mais longe e abarcar, neste colóquio, todas as vertentes escolhidas pela ONU: Desporto, Desenvolvimento e Paz. O que estará em análise nos dois painéis em debate.

 

No primeiro (com início pelas 15 horas), Pedro Cruz, da Plataforma das ONG para o Desenvolvimento, abordará “o papel das ONGD na luta pelo desenvolvimento sustentável”, enquanto Carlos Carvalho, do Conselho Português para a Paz e Cooperação, defenderá o “Desporto como mensagem de paz entre os povos”.

 

No segundo (a partir das 16h45), Carlos Braz (do Comité Paralímpico de Portugal) versará sobre “Desporto, Inclusão & Excelência Desportiva” e José Lima (Responsável pelo Plano Nacional de Ética no Desporto) culminará o colóquio com uma intervenção sobre “A ética desportiva na construção da Paz”.

 

Seguir-se-á a homenagem a Moniz Pereira e, também a Domingos Castro, um dos mais internacionais portugueses, dando cumprimento à própria decisão da ONU: “ao proclamar este Dia Internacional, prestemos homenagem às grandes lendas do passado que, através das suas proezas atléticas, carácter e força moral, conquistaram um lugar de honra no panteão da glória olímpica”, tendo salientado ainda que “o desporto é um poderoso aliado da paz e da reconciliação”.

 

Declarações que foram compartilhadas com Jacques Rogge, Presidente do Comité Olímpico Internacional e pelo tenista Novak Djokovic (Embaixador da Boa Vontade da UNICEF), com este último a reforçar que “estes ideais assumem uma universalidade em que todas as sociedades de sucesso se baseiam, pelo que quanto mais incutirmos o respeito por eles melhor será o mundo que deixamos aos nossos sucessores”.

 

Ver o programa Aqui

© 2190 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.