Sábado 21 de Setembro de 2024

Rojo decidiu com “ajuda” da defesa vitoriana!

Sporting-Guimaraes_H0P0352Uma falha da defesa vitoriana esteve na base da obtenção do único golo do desafio, por Rojo (47’), que recolheu, perto da pequena área, a bola sem que nenhum defesa vimaranense tivesse feito algo para o evitar, um triunfo que mantém o Sporting na primeira linha do acesso directo à Liga dos Campeões.O resultado acaba por ajustar-se, pese embora a excelente réplica dada pelo Vitória ao longo de quase todo o jogo, porquanto os leões viram um golo, marcado por Montero (60), ter sido considerado inválido por um fora-de-jogo de posição de Slimani, que não se fez à jogada pelo simples motivo de que a bola foi chutada com muita força (Capel) para o lado contrário, onde surgiu Montero (em posição regular) e a marcar, mas que não foi validado. Um erro do árbitro auxiliar Luís Ramos, pouco atento a este tipo de situações.

O jogo começou com o Vitória a demonstrar um pendor mais atacante e, aos 2’, ganhou o primeiro canto do desafio, de que nada resultou.

De seguida aconteceu o que podia ter sido a primeira bronca – mesmo assim ficou a dúvida – sobre a queda de Slimani na discussão da posse da bola com Paulo Oliveira, mas que o árbitro considerou “fita” de Slimani e aplicou-lhe um amarelo.Com um meio campo bem estruturado e uma defesa atenta, o Sporting encontrou grandes dificuldades para impor o seu futebol a um Vitória que nunca desistiu de ir à luta.

Aos 23’ Capel foi apanhado em fora-de-jogo e na jogada seguinte o médio André desvia a bola com o braço, sendo amarelado. Em zona frontal opara a baliza de Douglas, Jefferson remata contra a barreira e a bola foi para pontapé de canto, que não resultou.

Aos 26’ uma boa finta der Mané permitiu abrir o caminho para a baliza der Douglas, mas o jovem sportinguista rematou para mãos de Patrício.

Novo momento de perigo foi conseguido pelo Sporting quando Jefferson, na marcação de um livre directo, obrigou Douglas a uma excelente defesa a soco, para a frente, não havendo perigo porque os jogadores do Sporting não estavam no sítio certo.

O Vitória recuperou o ânimo ainda antes do intervalo mas foi ainda o Sporting que, aos 38’, por intermédio de Slimani, que podia ter chegado ao 2-0, mas a bola passou ao lado da baliza.

Mais dois minutos de prolongamento de que nada resultou.

No segundo tempo, Jardim fez a primeira troca para ver se dava mais vida no ataque, colocando Montero na linha da Frente (45’), o que terá provocado algum “receio” no reduto vimaranense. E a verdade é que assustou mesmo porquanto (47’) o Sporting faz o 1-0 por intermédio de Rojo, que aproveitou uma falha da defesa do Vitória e rematou para o golo.

O Sporting continuou a dominar, ainda que mais vagarosamente, e parou todas as tentativas que o Vitória intentou, em especial na última parte, com Malonga a, por duas vezes, criar perigo junto à área de Patrício.

Antes disso, Montero introduziu a bola na baliza der Douglas e o árbitro auxiliar levantou a bandeirola para assinalar o fora-de.jogo a Slimani, quando este nem se quer estava ou interferiu na jogada, porquanto a bola foi para o lado contrário, onde Montero a recolheu e fez golo. A falta de atenção e a interpretação da regra, neste âmbito, gerou a invalidade do golo.

Logo a seguir soube-se que estíveram no Alvalade XXI, 35.674 espectadores, o que não foi mau.

O árbitro Nuno Almeida (Algarve) abusou do apito e da marcação de faltas, muitas sem razão de existir, perdeu tempo e mostrou sete amarelos sem justificação

Realce para Jefferson, Rojo, Capel, Adrian, Carlos Mané e Heldon, enquanto, no lado do Vitória, referência para Douglas, Marco Matias, Tomané, André, Malonga, André Santos e Tiago Rodrigues.

As equipas alinharam.

Sporting – Patrício; Cedric, Maurício, Rojo e Jefferson; Carlos Mané, William e Adrien; Heldon, Slimani e Capel.

Guimarães – Douglas; Leonel Olímpio, Paulo Oliveira, Moreno e Luís Rocha; André, André Santos e Crivellaro ; Marco Matias, Tomané e Barrientos.

Disciplina: Amarelo para Slimani (5’), Moreno (25’), André Santos (43’), Douglas (49’), Marcos Rojo (57’), Tiago Rodrigues (65’) e Adrien (81).

Artur Madeira

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.