A anterior direção do clube da Capital da Onda, o PPSC – Peniche Surfing Clube, foi reconduzida para os órgãos sociais do clube no quadriénio 2014-2018, com apresentação de lista renovada, reforçando a multidisciplinaridade do clube, numa aposta na continuidade do trabalho realizado nos últimos dois anos.Da direção anterior mantêm-se Paulo Ferreira, José Miguel Nunes, André Cardoso, Filipe Anjos, João Maya, Edgar Henriques, Cristina Lacerda e Rosa Farinha, tendo a equipa sido reforçada com a inclusão de cinco novos membros Alberto Carvalho, Eurico Cavaco, Silvano Lourenço, Edgar Duarte e Nuno Costa.
A composição dos restantes órgãos sociais mantêm-se, nomeadamente, Assembleia Geral (Nuno Baltazar, Teresa Ayala e Cristina Leitão) e Conselho Fiscal (Gustavo Dias, Hélder Gonçalves e Vítor Rodrigues). Saíram por razões de ordem profissional e pessoal, André Delgado, Jorge Cação e Valeriano Pego.
As grandes prioridades para o presente ano vão para o lançamento da Peniche Surfing Academy, no apoio ao Desporto Escolar, a pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), a pessoas provenientes de famílias com carências diversas, ao reforço das parcerias existentes com universidades e outros parceiros para proporcionar aos sócios condições vantajosas junto de empresas e instituições de vários setores de atividade e à realização do ciclo de conferências “Conversas na Areia”.
O nome utilizado para comunicação foi alterado para Peniche Surfing Clube, reforçando o carácter inclusivo dos desportos de ondas e de Mar do clube, mantendo-se as siglas de PPSC para identificação nas competições onde o clube e os seus atletas estejam envolvidos.
Ao nível dos eventos, em 2014 o Peniche Surfing Clube vai organizar o seu Circuito Intersócios com três etapas, nas modalidades de Surf, Bodyboard, Longboard, estando a ser avaliada a inclusão de SUP Wave no Circuito.
No Surf e BB as categorias serão sub-12, sub-14, sub-16, Open e Feminino.
O Peniche Paddle Series, evento de referência e que teve o seu início em 2012, sofre este ano algumas alterações. Existirá especial enfoque no SUP Race com a realização de três etapas do circuito nacional da modalidade e a inclusão de uma etapa do circuito Nacional de Canoagem de Mar na prova rainha das maratonas em Portugal, a travessia que une a reserva mundial da biosfera à cidade de Peniche, o “Berlenga Ocean Race”.
Manterá ainda a parceria com a organização da etapa do mundial o “Rip Curl Pro Portugal”, realizando ainda o evento especial “Trials of The Trials”, dirigido exclusivamente a federados do clube, que o tenham representado ao longo do ano e participado no circuito intersócios.
Estão ainda em avaliação a organização de outros eventos.
Calendário de eventos
Circuito intersócios (Surf, Bodyboard – Longboard e SUP Wave a avaliar)
· 29 e 30 de março
· 26 e 27 de abril
· 14 e 15 de novembro
·
Peniche Paddle Series
· 12 de abril – Barragem S. Domingos – SUP – Sprint e Maratona (média distância)
· 17 de maio – Fosso da muralha – SUP – Sprint e Race Técnico. Integrado no Wave Fest.
· 21 de junho – Berlenga Ocean Challenge – Maratona (longa distância).
- Stand Up Paddling
- 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar
· 22 de junho – Supertubos-Molhe Leste – Beach Race/BOP Peniche (Surf Race Técnico)
Nota: Eventos de SUP integrados no Campeonato Nacional de SUP Race
Circuito Nacional de Surf de Esperanças – Data a confirmar
Rip Curl Gromsearch – Data a confirmar
Eventos em que o Peniche Surfing Clube será parceiro:
I Etapa do Circuito MagiCam 2014 – Kayaksurf e Waveski (Organização FPC-ESDRM)
· 31 de maio e 01 de junho
CUBS – Campeonato Universitário de Bodyboard e Surf (Organização ESTM)
· 10 e 11 de maio
Semana da Juventude de Peniche (Organização Câmara Municipal de Peniche)
· 05 de abril
Wave Fest (Organização ESDRM)
· 14 a 17 de maio
O Peniche Surfing Clube é membro da Federação Portuguesa de Surf e parceiro da Câmara Municipal de Peniche, Bombeiros Voluntários de Peniche, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPL) e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém (ESDRM-IPS).