A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de lançar a agenda “Mistérios da Páscoa em Idanha”, uma publicação que apresenta o calendário cerimonial do concelho ligado ao ciclo Quaresmal e Pascal.Este conjunto notável de celebrações, que se organizam em torno da evocação da paixão e morte de Cristo, encontra-se programado para várias freguesias do concelho nos meses de março, abril e maio.
Entre as atividades, destaque para o sétimo Encontro de Cantares Quaresmais, que decorre no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, no dia 12 de abril, e para o primeiro Curso Livre sobre Religiosidade Popular, no dia 18 de abril (Sexta-Feira Santa), no mesmo espaço.
A agenda “Mistérios da Páscoa” foi apresentada quarta-feira passada em Aldeia de Santa Margarida, pelo presidente do Município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e pelo coordenador do projeto, o historiador António Catana. Este historiador salientou o “reconhecimento crescente da riqueza do património imaterial de Idanha-a-Nova na área das tradições quaresmais e pascais”, vividas com especial genuinidade e devoção naquele concelho.
“Não é um teatro que se monta. As pessoas participam nos rituais com devoção, cantam as tradições que os seus antepassados lhes legaram. E isso é muito importante numa época de grande globalização – segurarmo-nos a algo que nos dá identidade”, referiu António Catana.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova aproveitou a ocasião para anunciar a intenção de criar o Museu da Semana Santa. Será um espaço interpretativo que “refletirá toda a riqueza patrimonial e cultural” do concelho sobre aquela temática.
Armindo Jacinto anunciou ainda que está a ser preparada a candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no campo da Música. As celebrações associadas às tradições religiosas locais e regionais serão fundamentais neste processo.
A agenda “Mistérios da Páscoa em Idanha” está disponível no link: http://www.cm-idanhanova.pt/media/104424/Agenda_Pascoa_2014.pdf