Polo Correo do Vento – Contos Viaxeiros Transfronteiriços animaram hora do conto da Biblioteca MunicipalOs contadores do Conto Viaxeiro estiveram em Arcos de Valdevez para apresentarem duas sessões no concelho: uma realizada na Biblioteca Municipal Tomaz de figueiredo, à qual assistiram duas turmas de alunos do 3º ano do Centro Escolar Prof António Melo Machado, e uma outra realizada durante a tarde na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Távora, destinada a alunos do 4º ano.
O projeto Conto Viaxeiro Transfronteizo – Conto Viageiro Transfronteiriço pretende fomentar o conhecimento mútuo das línguas e da cultura de ambos os lados da fronteira do rio Minho e raia, apresentando sessões sob a forma de narrativa oral a crianças.
Trata-se de um coletivo de origem galega (Pontevedra), especializado em atividades pensadas para o público mais novo com o objetivo de promover a leitura, a compreensão oral em galego e o desenvolvimento da criatividade e expressão artística das crianças.
Durante as sessões, enquanto Enrique Mauricio contou uma história de forma oral, Carlos Taboada desenhou num mural in situ. No final, as crianças participantes foram convidadas a desenhar um personagem do conto, guiados passo a passo por Carlos Taboada.
Os alunos e professores apreciaram a oportunidade de conviverem com um escritor e um ilustrador galegos, demonstrando muito interesse e participando ativamente.