Terça-feira 24 de Novembro de 7936

Apenas um golo numa vitória justificada

Benfica-Guimaraes_H0P0346O Benfica continua “aterrador” no caminho cada vez mais aberto para a conquista do título, somando sete pontos de vantagem do campeão em título (F.C.Porto) e cinco do Sporting, depois de ter vencido, merecidamente, o Guimarães.

Na Luz, “carregada” com 36.242 espectadores, os encarnados dominaram a maior parte do jogo mas não souberam – ou não puderam, por força do bloqueio vimaranense – granjear um triunfo mais volumoso do que o golo (magnífico e de elevada nota artística, que até meteu chapéu) solitário obtido (40’) por um Markovic que foi, unanimemente, o melhor jogador em campo.

Mas regressando ao princípio, o Benfica esteve perto de marcar logo na jogada inicial, o que foi evitado por uma excelente defesa do guardião Douglas ao remate de Rodrigo.

O caso do jogo aconteceu logo depois, quando Enzo Perez e Jardel chocaram junto da área encarnada, na tentativa de afastar uma bola da zona de perigo, tendo Jardel ficado fora de campo mais de cinco minutos, regressando com a cabeça ligada, reforçado depois do intervalo com uma touca de borracha.

O Benfica dominou na primeira meia hora, Markovic voltou a lançar Rodrigo (29’) e Sulejmani (32’), que não aproveitaram as oportunidades criadas, o que originou alguma quebra anímica, tendo o Vitória aproveitado para se chegar à frente, com Maazou a Benfica-Guimaraes_H0P1407proporcionar uma grande defesa a Oblak (36’), depois de um remate forte do avançado forasteiro. Mas foi sol de pouca dura, porquanto o golo benfiquista chegou logo a seguir (40’).

Uma vez mais com Rodrigo a servir de “pivot”, remeteu a bola para Markovic que fez uma chapéu a Douglas, apanhou a bola depois e apenas teve que a empurrar para a baliza. Um deslize da defesa vimaranense, também pela rapidez da movimentação de Rodrigo e Markovic, que ditou a derrota da equipa de Rui Vitória.

Guimarães que esteve melhor no segundo tempo, quiçá por quebra de rendimento por parte do Benfica, dado que houve mais equilíbrio, mas foi o Benfica que esteve à beira de fazer o 2-0 (50’), com Silvio a ver o seu forte pontapé proporcionar uma grande defesa a Douglas, o outro herói do jogo na Luz.

Logo a seguir (52’) foi Maazou que criou perigo a passe de Marco Matias mas Oblak defendeu e o capitão benfiquista – que foi homenageado antes do jogo se iniciar pelos 400 jogos feitos pelo Benfica, tendo recebido várias prendas do presidente Luís Filipe Vieira – esteve perto de “molhar a sopa” mas o seu cabeceamento (63’) foi fraco e à figura de Douglas.

Depois de uma parte sem grande chama, só aos 82’ surgiu perigo na área dos visitantes, quando Rodrigo despachou a bola para Lima que, descaindo para o lado esquerdo do ataque, perdeu o ângulo de remate e acabou por atirar às redes laterais exteriores.

Aos 86’ Ruben Amorim entrou bem na jogada e passou a Salvio – dois suplentes que entretanto tinham entrado – para este atirar cruzado para uma excelente defesa de Douglas.

E mais nada de importante se passou nos últimos minutos do jogo, que foi concluído sem que o resultado fosse alterado.

Um triunfo justo do Benfica mas com excelente réplica por parte do Guimarães, que poderia ter provocado “estragos” se tem apostado mais na frente desde o princípio. E quem não arrisca não … petisca.

Oblak, Luisão, Sulejmani, Rodrigo, Siqueira, Markovic, Luisão, Jardel e Silvio estiveram bem no Benfica, enquanto, no Vitória se destacaram Douglas, Marco Matias, Paulo Oliveira, Maazou, Pedro Correia e Crivellaro.

O algarvio Nuno Almeida, ora deixava jogar ora marcava falta, sem critério objectivo onde foi acompanhado pelos Assistentes Sérgio Serrão e Nelson Moniz.

As equipas alinharam.

Benfica – Oblak; Silvio, Luisão, Jardel e Siqueira; Enzo Perez, Fejsa e Sujejmani (Salvio, 69’); Markovic Lima (Ruben Amorim, 84’) e Rodrigo.

Guimarães – Douglas; Pedro Correia, Paulo Oliveira, Moreno e Addy (Tomané, 82’); André Santos, Leonel Olímpio e Crivellaro (Tiago Rodrigues (67’); Marco Matias, Maazou e Barrientos (Hernâni, 67’)

Disciplina: Amarelo para Addy (45+2’), Jardel (53’), Moreno (54’) e Barrientos (62’).

Artur Madeira

 

© 7936 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.