LIGA ZON/SAGRES
Os minutos passavam, o jogo não começava, a informação não existia, ninguém sabia o que se estava a congeminar no túnel ou nos balneários do Estádio da Luz.
Este era o filme que se podia observar por todo o estádio, a que se começou a juntar a queda de material (lã de vidro do revestimento da placa de revestimento da cobertura, soube-se mais tarde), que passou a ser de metal (placa completa) alguns minutos depois.
Depois viram-se dois elementos – que se soube mais tarde serem da Protecção Civil – nos corredores de acesso à coberta que foram verificar a situação na origem do problema.
E veio a notícia final cerca das 18h20 horas: o jogo foi adiado por decisão da Liga e dos Clubes intervenientes, devido à falta de segurança face à queda de parte do revestimento da coberta de uma das partes do Estádio.
Demorou muito tempo a informação a sair cá para fora, o que não foi bom apesar do público ter acatado de uma forma excelente aas ordens de abandono, o que não impediu que, na bancada destinada aos adeptos dos leões, mais umas cadeiras fossem arrancadas. O fair play, a educação, a deontologia e a cidadania voltou a não existir.
Coube a Mário Figueiredo, presidente da Liga, a responsabilidade de comunicar a decisão na habitual conferência de imprensa final, tendo afirmado que se “evitou uma tragédia” com o adiamento do Benfica-Sporting, acordado entre “todas as partes”.
Adiantou ainda que “passámos momentos dramáticos quando percebemos o que estava a acontecer”, e que a “recuperação da cobertura pode começar já amanhã de manhã (segunda-feira) se estiverem reunidas as condições climatéricas”.
Entretanto, de forma provisória, o jogo foi marcado para terça-feira às 20h15, dependendo da avaliação que vai ser feita nesta segunda-feira.
Inaugurado em 2003, esta não foi a primeira vez que surgem problemas no Estádio da Luz, dado que objectos do tipo ora surgidos (lã de vidro e chapa metálica), já tinham obrigado à suspensão do Benfica B-Feirense, em 19 de Janeiro findo, em jogo a contar para a II Liga.
Entretanto, o Benfica já se disponibilizou para devolver o dinheiro pago pelos adeptos que foram ao Estádio, situação perfeitamente normal.
Resta esperar que esta segunda-feira traga condições climatéricas favoráveis à reparação necessária, incluindo o teste implementado pela UEFA que, no que à segurança respeita, terá sido já positiva.