Sábado 23 de Novembro de 2024

Um povo, Um país, Uma Bandeira…Unir é vencer

nelson mandelaNelson Mandela morreu esta quarta-feira. Tinha 95 anos e a sua saúde já não permitia grandes esperanças, deixou uma país, uma nação e o mundo a lamentar a sua perda para quem lutava pela paz.

Nelson Mandela, foi lutador, foi guerreiro pela paz no seu país, lutou contra radicalismos numa África do Sul após apartheid – “A luta é a minha vida.” Depois de trinta anos preso, lutando pela liberdade e pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, foi libertado por Frederik de Clerk, a 11 de Fevereiro de 1990. No ano seguinte foi eleito presidente do ANC. Dois anos depois, venceu o Prémio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk.

Em 1994 foi eleito presidente esteve cinco anos à frente dos destinos da África do Sul, fazendo o país passar sem muitos tumultos o processo de transição. A ONU por ocasião dos seus 85 anos, por mérito e reconhecendo do trabalho em prol da paz, criou o dia internacional de Nelson Mandela, assinalado desde 2010 a 18 de Julho, data do nascimento de “Madiba”

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.