Terça-feira 01 de Novembro de 0551

Vasco Lynce é o segundo português distinguido

Vasco LyncePrémio Olímpico Laurel

Vasco Lynce, ex-Presidente do Comité Olímpico de Portugal, recebeu em Roma, o Olympic Laurel Award, que distingue uma individualidade ou organização que tenham prestado excepcionais serviços ou protagonizado relevantes feitos a favor da promoção do desporto nos seus países.

A cerimónia verificou-se no decorrer na 42ª Assembleia Geral dos Comités Olímpicos Europeus (EOC), onde o COP esteve representado pelo seu Presidente e Secretário-Geral. Esta foi a 7ª edição dos Prémios Laurel, sendo a segunda vez que um português foi reconhecido com tão prestigiado galardão.
O primeiro foi Luís Santos, que durante muitos anos foi Presidente da Federação Portuguesa de Andebol e um dos elementos que criou e foi o primeiro presidente da Confederação do Desporto de Portugal.
A seleção dos cinco agraciados anualmente com este alto galardão cabe a um Conselho, composto por membros do Comité Executivo dos COE, mediante proposta dos Comités Olímpicos Nacionais europeus.
A proposta de Vasco Lynce, pelo COP, teve por base o currículo e os méritos que apresenta no domínio do desporto, onde desempenhou variadíssimos cargos, entre eles Secretário de Estado do Desporto, Presidente do Conselho Superior de Desporto e do Instituto Nacional do Desporto, e Presidente, Secretário-Geral e Chefe de Missão do Comité Olímpico de Portugal. Adicionalmente, foi um praticante de eleição, treinador, seleccionador nacional e formador, agraciado pela República Portuguesa com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

© 0551 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.