Depois de ter afastado o 4º do ranking mundial (o espanhol David Ferrer) nos quartos-de-final, João Sousa voltou a demonstrar a sua capacidade física, técnica e mental para chegar à final do torneio que este domingo termina em Kuala Lumpur (Malásia).
Para isso teve que derrotar, na meia-final, Sousa venceu o austríaco Jurge Melzer (quarto cabeça de série) por um 2-1 de alto gabarito, tendo ganho o primeiro “set” por 6-4, perdido o segundo por 3-6 mas regressando à vitória no último com novo 6-4.
Este triunfo correspondeu também ao título de ser o primeiro português a chegar à final de um torneio ATP (piso rápido), objectivo que também foi concretizado por Frederico Gil, mas em terra batida, quando, em 2010, esteve na final do Estoril Open.
Na final deste domingo, Sousa (24 anos) vai defrontar o francês Julien Benneteau (31 anos), que este sábado venceu a outra meia-final, e3m confronto com o suíço Stanislas Wawrinka, que venceu o Open de Portugal deste ano.
Com a presença na final, Sousa subirá mais uma vez no ranking, aproximando-se do 50º lugar se chegar, como se deseja, ao triunfo final.