III Jogos da Lusofonia
O adiamento da terceira edição dos Jogos da Lusofonia ficou a dever-se ao facto das instalações desportivas necessárias aos jogos não estarem todas concluídas.
A decisão final – já se sabia há algum tempo que seria impossível que tudo estivesse concluído para a data inicialmente prevista (Novembro próximo) – foi tomada este domingo na reunião da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) que teve lugar em Macau.
Segundo Alex Vong, presidente da ACOLOP, em declarações à Agência Lusa, “o adiamento dos jogos foi uma decisão unânime dos associados e mostra a grande unidade existente na associação”
A nova data é de 18 a 29 de Janeiro de 2014, período que não é positivo para muitos dos países envolvidos, atendendo a que a época 2013/14 está planeada de acordo com os calendários internacionais.
Portugal será um dos países que mais problemas terão em ter uma representação condigna, tendo José Constantino, presidente do COP, salientado à mesma agência que “para nós não é positivo porque vai mexer com os quadros competitivos quer nacionais quer internacionais que já estão programados e que será muito difícil que Portugal participe em todas as modalidades, nomeadamente as de cariz colectivo”.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal salientou ainda que “temos que verificar se sim ou não este é o modelo exequível ou se, por outro lado, pode haver a realização de jogos que envolvam todos os países integrantes da ACOLOP sem, naturalmente, terem a expressão que têm tido até à data, até porque é muito difícil de manter e de sustentar, porque é muito caro”.
Sérgio Luso