As eleições de hoje na Alemanha, deram a Angela Merkel uma vitória por números não esperados, mais de 41% garante a maioria. fica com mais de 300 lugares no parlamento (311, mais 72 que anteriormente).
Além dos números vitoriosos para coligação – CDU/CSU, esta é uma vitória pessoal, coloca naquela que é considerada a mulher com mais poder no mundo, a certeza reforçada para seguir o caminho que traçou, este é o terceiro mandato consecutivo de A. Merkel..
Não contando com os deputados do FDP que desaparece do parlamento, coloca a chanceler alemã numa roda viva com as contas para formar governo, o mais certo é Merkel virar-se para o SPD e tentar ter o apoio dos sociais democratas para levar o governo da Alemanha a “bom Porto”.
Além da subida do CDU/CSU o panorama partidário teve a nota de um partido surgido à meses, ter atingido até a esta hora um valor que o coloca à beira de ter assento no parlamento. É um partido anti-europeu, Alternativa para a Alemanha (AfD), que pode ainda causar danos nas contas desta noite se atingir os míticos 5%, necessários para entrar no parlamento alemão.
Os outros partidos que já tem lugar no parlamento são o Partido da Esquerda (8,4%), e os Verdes (8,0%) .