Hóquei em Patins – Mundial’2013
Portugal entrou da melhor maneira neste Munduial’2013, em Luanda, ao vencer o Chile por 5-3 depois de um empate a uma bola no final do primeiro tempo, num jogo que teve uma segunda parte muito Melhor que a inicial.
Com os chilenos a jogar completamente à defesa, com um “quadrado” bem fechado e sem brechas, os jogadores portugueses encontraram uma muralha difícil de ultrapassar e, por isso, o jogo foi feito praticamente entre os dois meios campos.
Penalizado por duas ou três vezes por jogo passivo, nem por isso os chilenos mudaram de táctica, com o primeiro golo a surgir apenas a cerca de três minutos (17’11″ jogados) do final do primeiro tempo, marcado por Luís Viana com uma entrada fulgurante – furando o quadrado – e um remate colocado.
Mas, como se diz, foi sol de pouca dura. Isto porque uma defesa, com o pé, do defesa português deu origem a uma grande penalidade (19’45″) que Nicolas Fernandez transformou no empate, a 15 segundos do intervalo.
Recomeçando do zero, Portugal apareceu com outra disposição e foi a vez de Portugal ter direito a uma grande penalidade, apenas aos 15 segundos deste tempo complementar. Luís Viana foi o jogador escolhido e o 2-1 confirmou-se.
Menos de três minutos, Portugal chegou ao 3-1, com novo golo de Luís Viana, numa “trovoada” que redundou no quarto golo pouco mais de um minuto depois. Numa jogada com princípio, meio e fim, Diogo Rafael rematou forte sem hipótese de defesa para o guardião chileno.
O jogo tornou-se mais vivo, a bola rolava mais depressa e o Chile não perdeu oportunidade para reduzir para 2-4 por intermédio de Nicolas Fernandes (o seu segundo golo). Portugal respondeu quase de imediato e João Rodrigues, numa boa triangulação, acabou por rematar para o quinto golo da equipa lusa.
O ritmo amornou um pouco mas foi o Chile que podia ter reduzido o marcador, só não conseguindo porque, beneficiando de uma grande penalidade, não convertida por dupla defesa do guarda-redes luso.
Ainda assim, o Chile forçou a nota e conseguiu marcar o terceiro golo, por Carmona, a menos de cinco minutos do final do jogo, confirmando oi triunfo português por 5-3. Começar com uma vitória é um tónico importante.
Nos outros jogos, a surpresa maior surgiu da vitória dos Estados Unidos sobre a Colômbia (7-6), depois de um empate a quatro golos no final do tempo regulamentar e após a marcação de grandes penalidades.
Esta segunda-feira, Portugal jogará com a África do Sul (19h30) em jogo a transmitir pela RTP2, Internacional e África.
Artur Madeira
Quadro de resultados
Grupo A
Brasil, 9 – Áustria 0 e Espanha, 9 – Suiça, 1
Grupo B
Alemanha, 10 – Uruguai, 1 e França, 1 – Argentina, 3
Grupo C
Angola, 8 – África do Sul, 2 e Portugal, 5 – Chile, 3
Grupo D
Estados Unidos, 7 – Colômbia, 6 e Itália, 4 – Moçambique, 1