Ténis – Nacional Absoluto
Maria João Koehler consagrou-se como a primeira semifinalista em singulares no Campeonato Nacional Absoluto/”Taça Guilherme Pinto Basto”, competição que decorre nos “courts” de terra batida do Clube de Ténis do Estoril.
Koehler, fechou o encontro da segunda ronda com uma vitória sobre Rita Vilaça, vice-campeã, pelos parciais de 6-1 e 7-6 (3), seguindo em frente para a conquista do quinto título consecutivo.
Maria Tavares (provinda do qualifying) venceu Inês Teixeira por 6-4 e 6-2 e tornou-se a segunda semifinalista, defrontando Koehler, jogo que terá lugar na sexta-feira.
Os outros encontros dos quartos-de-final – (Ana Filipa Santos-Joana Valle Costa e Patrícia Martins-Bárbara Luz) disputam-se esta quinta-feira.
No masculino, José-Ricardo Nunes, quarto cabeça de série, e Gonçalo Pereira, quinto, apuraram-se para os quartos-de-final, depois de vencerem, respectivamente, João Barra (6-3, 5-7, 7-5) e Artur Completo (7-6 (4) e 6-2).
Dos oito cabeças de série, três foram afastados nesta quarta-feira: Frederico Silva não conseguiu superar Francisco Ramos, que venceu por 2-6, 6-4 e 7-6 (4); Diogo Morgado, sétimo pré-designado, foi eliminado por Felipe Cunha e Silva, com um duplo 6-1, e Fernando Sousa, oitavo, cedeu diante de Nuno Deus, por 6-3 e 6-0.
Em prova encontram-se ainda cinco cabeças de série – Rui Machado, Gonçalo Falcão, José-Ricardo Nunes, Gonçalo Pereira e João Domingues -, um “qualifier” – Francisco Ramos – e dois “wild cards – Nuno Deus e João Cunha e Silva.
Ainda no masculino, Frederico Silva não conseguiu ultrapassar Francisco Ramos, proveniente do “qualifying”, que fechou um encontro condicionado pelo forte vento com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6 (4).
Quanto ao calendário dos próximos jogos
Rui Machado, primeiro favorito, e Gonçalo Falcão, sexto, jogam a partir das 11 horas esta quinta-feira o acesso às meias-finais, encontro entre Machado, o tenista português mais bem cotado de sempre (59.º, a 3 de Outubro de 2011), e Falcão está programado para o “court” central Geza Torok.
Também com início às 11 horas, no “court” 3, Gonçalo Pereira defronta João Domingues, num embate que coloca frente a frente dois tenistas que já festejaram um título.
Gonçalo Pereira sagrou-se campeão nacional em 2009, na prova realizada no Carcavelos Ténis, e João Domingues em 2011, no Open Village Sports, em Guimarães.
No “court” 5, com início também às 11 horas, José-Ricardo Nunes enfrenta Nuno Deus, seguindo-se o embate entre Ana Filipa Santos e Joana Valle Costa.
A parte da tarde do programa é reservado aos torneios de pares em masculinos e femininos, com destaque para o encontro que coloca os irmãos André Mota e Bernardo Mota frente a Gonçalo Falcão e Frederico Silva.