TÉNIS – Nacionais Absolutos/Taça Guilherme Basto
Ao vencer Raquel Mateus por 2-0 (6-4 e 6-0), a campeã nacional Maria João Hoehler deu o primeiro passo para renovar o título, na competição que decorre do Centro de Ténis do Estoril.
Koehler juntou-se, para os quartos-de-final, a Bárbara Luz, segunda pré-designada, e Joana Valle Costa, quarta, que se impôs a Margarida Fernandes, por 6-1 e 6-3.
Luz, a terceira tenista portuguesa mais bem cotada no “ranking” WTA na actualidade, estreou-se nesta edição com um duplo 6-2 sobre Beatriz Abreu, que substituiu Ema Pires.
Joana Brites, terceira cabeça de série, foi afastada pela “qualifier” Maria Tavares por 2-1 (2-6, 6-0 e 7-5), enquanto Inês Teixeira, também proveniente do “qualifying”, venceu Sara Neto, por 6-1 e 6-0.
Ana Filipa Santos venceu Ana Claro por 2-1 (4-6, 6-4 e 6-3) e Patrícia Martins superiorizou-se a Inês Beltrão Santos, por 6-1 e 6-0.
Em masculinos, a primeira ronda do quadro principal de singulares ficou completo depois de Manuel Leite ter vencido Diogo Lourenço, por 6-3 e 6-2, e Vasco Pascoal ter afastado Miguel Semedo, por 7-6 (4) e 6-1.
Outros resutados: João Barra venceu Miguel Oliveira, por 6-0 e 6-1; enquanto Nuno Deus impôs-se a João Carvalho, por 6-2 e 6-4; Miguel Deus afastou Guilherme Rosa, por 6-3 e 6-1; Artur Completo eliminou Sebastião Mendonça, com um duplo 6-2 e Francisco Ramos triunfou sobre José Alexandre Campos, por 6-4 e 6-2.
Doze mil euros é o valor em disputa na competição masculina, enquanto no feminino a soma atinge os oito mil.
Em paralelo, decorre também o Campeonato Nacional de Padel/Taça Banco BIC, onde o par
João Roque/Diogo Rocha, campeões em título, iniciam com Vasco Antunes/Ricardo Cortes a luta por mais um triunfo final.
Em femininos, Helena Medeiros e Ana Catarina Nogueira não formam dupla para defender o título, isto porque Helena joga com Filipa Mendonça e está no Grupo 1, enquanto Ana Catarina faz dupla com Ana Catarina Nogueira.
No “court” principal, não antes da 13 horas, Maria João Koehler discute, esta quarta-feira, o acesso às meias-finais com Rita Vilaça, num encontro que reedita a final do nacional absoluto do ano passado, no Open Village Sports, em Guimarães, em que Koehler somou o quarto título consecutivo
Nos pares, Artur Completo/José-Ricardo Nunes e Gonçalo Falcão/Frederico Silva apuraram-se para os quartos-de-final ao venceram Miguel Fragoso e Miguel Semedo, por 6-2 e 6-4, enquanto Gonçalo Falcão e Frederico Silva levaram a melhor sobre António Sabugueiro e Felipe Cunha e Silva, registando um duplo 6-2.
Completo/Nunes e Falcão/Silva juntam-se na segunda ronda a João Domingues e Gonçalo Pereira, dupla primeira cabeça de série, isenta na primeira ronda.
Em duplas mistas, apenas um encontro se disputou, com Rita Vilaça e José-Ricardo Nunes a vencer Maria Tavares e António Sabugueiro, por 6-1 e 6-1. Vilaça e Nunes avançaram para a ronda dois, uma vez que os outros sete pares tiveram “bye”.
Entretanto, Rui Machado (campeão nacional em 2005 e 2008) estreia-se ao final desta quarta-feira, no “court” central, contra Manuel Leite, não antes das 11.30 horas. Antes, com início às 10 horas, João Domingues, que conquistou o título em 2011, defronta Miguel Deus.
Esta quarta-feira, No “court” 3, a partir das 10 horas, Frederico Silva joga com Francisco Ramos e, logo a seguir, Gonçalo Pereira, campeão nacional absoluto em 2009, defronta Artur Completo.
Por seu lado, o Campeonato Nacional de Padel/Banco BIC, com “prize money” de seis mil euros, começa a ser disputado na sexta-feira.