A primeira parte (Pavilhão Desportivo) do Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia foi esta sexta-feira inaugurada, abrindo-se as portas do que será o palco do europeu junior de Taekwondo.
O complexo dispõe ainda de salas para o Ténis de Mesa e para o Taekwondo – estas especificamente destinadas aos atletas (portugueses e estrangeiros) em estágio e que ficarão instalados na anexa ala de acolhimento (hotel) com 64 a 80 camas, ainda em fase de acabamentos.
Entre 25 e 28 deste mês de Setembro, na sala principal, decorrerá o citado europeu, que contará com 418 atletas de 45 países, no que será um dos mais concorridos e importantes eventos internacionais que se tem efectuado em Portugal, em estreia de uma instalação que, globalmente, orçou em oito milhões de euros, com apoio comunitário da ordem dos 85%.
O pavilhão, com uma área de 5.700 m2 (2.250 m2 de área de jogo), permite a presença de 1.400 espectadores sentados e, para além das modalidades, permite ainda competições de andebol, basquetebol, futsal, voleibol e hóquei em patins, entre eventos de outra índole.
A área do ténis de mesa tem 1.700 m2 (970 como área de jogo) e permite a instalação de 24 mesas em treino e 9 em competição, enquanto a do taekwondo (530 m2 de área de jogo) tem espaço para três tatamis.
Situado no Parque da Lavandeira (Oliveira do Douro), este complexo insere-se numa área verde, com um parque escolar também integrado, o que garante – se as entidades responsáveis assim o entenderem – uma base de trabalho para os futuros campeões e internacionais portugueses.