Quinta-feira 25 de Novembro de 8466

Alemão Bach um Presidente esperado

Thomas-Bach 558 339Ao ser eleito logo à segunda volta, o alemão Thomas Bach torna-se, aos 59 anos, o mono presidente do Comité Olímpico Internacional (oitavo europeu), após a votação realizada esta terça-feira a finalizar a 125ª sessão do Comité Olímpico Internacional.

A cidade argentina de Buenos Aires consagrou a subida do advogado e campeão olímpico de esgrima nos Jogos de 1976, em Montreal (Canadá), sendo notória a hegemonia dos europeus no comando da mais alta instância mundial do olimpismo da era moderna.
Sucedendo ao belga Jacques Rogge, que exerceu o cargo desde o ano de 2001, Bach ocupava o cargo de Presidente do Comité Olímpico da Alemanha e o de Vice-Presidente do COI, instituição para a qual entrou em 1991, tendo assumido este cargo em 2000, sendo actualmente também responsável da Comissão Jurídica do COI.
Na primeira ronda, o candidato de Taiwan, Ching-Kuo Wu, ficou pelo caminho e, na segunda, os membros votantes elegeram Bach com um total de 49 votos, deixando o porto-riquenho Richard Carrion (29 votos), a larga distância. Ser Miang Ng (Singapura) somou 6 votos, Denis Oswald (Suíça) chegou aos 5, e Sergey Bubka, (Ucrânia) somou 4, no que foram os restantes candidatos votados.
No programa de “governo” apresentado aos membros votantes, Bach salientou que os “atletas são o coração do movimento olímpico” e que “os Jogos olímpicos são parte do meu ADN”, para além de ter frisado que os “interesses dos atletas estão no centro da atenção do COI”.
“Tolerância zero para a dopagem, corrupção e manipulações”, foi uma frase muito aplaudida, face aos últimos acontecimentos verificados recentemente, com vários atletas de países diferentes a serem sancionados por resultados positivos no controlo da dopagem.
Bach agradeceu ainda a confiança demonstrada pelos membros votantes, ao afirmar que “é um sinal da confiança que me dá. É uma grande responsabilidade, mas abordarei esta tarefa seguindo o lema “Unidade e Diversidade”"
Thomas Bach foi eleito para um mandato de oito anos, que poderá renovar por mais quatro, uma vez que o cargo tem a limitação de doze anos. Votaram 94 membros do COI, uma vez que os membros de país de origem dos candidatos não podiam votar.
Foram ainda eleitos nove novos membros, passando agora o COI a ser formado por 112 membros, entre os quais o novo vice-presidente, o australiano John Coates, presidente do Comité Olímpico da Austrália e do Tribunal Arbitral do Desporto (CAS).

© 8466 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.