Sábado 24 de Novembro de 7455

Seis candidatos na linha de partida

COIPresidente do COI

Terça-feira próxima chegará ao fim mais uma sessão do Comité Olímpico Internacional com a apoteose final da eleição de um novo Presidente.

Seis são as personalidades que se propuseram ser eleitos para suceder ao belga Jacques Rogge, que exerce o cargo desde 2001.
O eleito – que será o nono presidente – sairá de figuras como Thomas Bach, (59 anos), que foi o primeiro a avançar e que é o actual presidente do Comité Olímpico Alemão, Bach foi campeão olímpico de esgrima (1976) e conta com um longo percurso no dirigismo desportivo, sendo também vice-presidente do COI.
Outro dos candidatos foi (e é) um incontornável homem do olimpismo, como é o ucraniano Sergey Bubka (49 anos), que ainda hoje é recordista do salto com vara. Bubka está ligado ao dirigismo desportivo desde 2000, tendo iniciado o percurso no COI como representante dos atletas, logo após o abandono da competição, sendo actualmente vice-presidente da Federação Internacional de Atletismo.
O suíço Denis Oswald (66 anos), jurista e antigo remador olímpico nos anos 60 e 70, é outro dos candidatos, sendo o Presidente da Federação Internacional de Remo.
Com a mesma idade, Ching-Kuo Wu de Taiwan, Presidente da Federação Internacional de Boxe, é outro dos nomes da lista para suceder a Rogge. Fecham a lista Ser Miang Ng, de Singapura (64 anos), membro da Comissão Executiva do COI, e o porto-riquenho Richard Carrion (60 anos), Presidente da Comissão Financeira do COI, que é o único dos candidatos sem passado ligado ao desporto como atleta.
Além do novo presidente do COI, a assembleia elegerá ainda um vice-presidente e um novo membro para a Comissão Executiva.
Bach e Bubka parecem os mais capazes para assumir o lugar, pese embora a juventude do ucraniano possa ser um “entrave” a uma vitória.

© 7456 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.