JUDO – Mundial’2013
Carlos Luz (-81 kg) foi o judoca português com maior evidência no Mundial que se está a efectuar no Rio de Janeiro, ao ganhar três combates e entrar no grupo dos nove primeiros.
Luz começou por vencer o nepalês Deepak Sherstha por ippon, tendo repetido a façanha no combate seguinte ante o haitiano Jackly Jean Baptiste (ainda por ippon) e chegou ao terceiro triunfo diante do checo Janomir Jesek, desta vez pelas vantagens pontuais.
Com estes três triunfos chegou aos oitavos-de-final, tendo perdido frente ao russo Ivan Nifontov (4º no ranking mundial) mas obtendo um bom 9º lugar, um dos objectivos definidos pela Federação Portuguesa de Judo.
Meta que também foi alcançada pela judoca Ana Cachola, que ficou isenta na primeira ronda e entrou a ganhar à turca Bahar Buker por wazari mas perdendo logo a seguir com a francesa Clarisse Agbegnenov (apenas campeã europeia e 2ª do ranking mundial) que chegou às meias-finais.
Em termos de medalhas, o Japão lidera a classificação, à frente do Brasil e da Mongólia.
Nesta sexta-feira, é a vez de Célio Dias e Tiago Rodrigues entrarem em competição nos -90 kg com o ainda júnior Célio a defrontar o campeão africano e 5º classificado no Master de Tyuman (competição onde participa apenas o Top 16 do Ranking Mundial), Hatem Abd El Akher (Egipto). Tiago Rodrigues encontra pela frente Osman Sanchez, das Honduras.