Segunda-feira 01 de Novembro de 5728

Nova actividade para a Federação de Atletismo

fed port atletismo2011Ultra-Trail du Mont Blanc

Uma nota de imprensa distribuída pela Federação Portuguesa de Atletismo dá conta da realização do evento em apreço, que terá lugar no dia 30 deste mês, na Suíça.

A situação pode considerar-se normal se este tipo de corridas, por um lado, existisse em Portugal sob a alçada desta Federação – o que não nos parece – e, por outro, se os praticantes desta disciplina (ultra maratonas), são ou não federados, o que também há dúvidas.
É provável que não se verifique nenhuma destas situações – ou existirá numa minoria significativa – mas parece certo que é vai ser uma nova área que a Federação vai abraçar por forma a captar capital financeiro para cobrir os cortes que o governo implementou para todas as áreas do desporto nacional.
É público que a Federação vai apostar no “controlo” dos milhares de corridas que se fazem ao longo de todo o ano e em todo o país, como que “obrigando” ou que todos os participantes sejam federados e paguem uma inscrição ou, por outra via, que as entidades organizadoras dos eventos paguem uma taxa muito mais alta do que ora se verifica para “visar” a prova, visto sem o qual as Câmaras Municipais (proprietárias do espaço público) não as autorizam.
Seja de que maneira for, presume-se que até final deste ano o assunto será analisado pela direcção da Federação, que definirá o caminho a seguir, numa lógica que, como noutras modalidades, será de o “utilizador pagador”.
Resta saber quais os benefícios que advirão dos valores que forem definidos.
Ainda assim, completa-se a notícia de que serão 41 os “atletas” portugueses inscritos no Ultra-Trail du Mont-Blanc, prova que se realiza na Suíça, numa extensão de mais de 160 km em torno do Monte Branco.
A representação Lusa é a maior de sempre, mostrando o crescimento que a disciplina está a ter no nosso país, muito pela inspiração de Carlos Sá, o ícone nacional na corrida de Trail.
Sá que parte com o dorsal 4, que indica a sua classificação no ano transacto, depois de na estreia, em 2011, ter sido quinto classificado.
De acordo com a mesma fonte, Armando Teixeira é outro dos portugueses inscritos que já conquistou nome na mais mediática corrida de trail do Planeta, foi 11º classificado, o ano passado, acrescentando-se que outros nove portugueses chegaram entre os 1000 primeiros da edição de 2012, prova em que chegaram à meta 2122 participantes, 171 dos quais do sexo feminino.
Fiquemos a aguardar as próximas “news” sobre este Trail, enquanto a Federação vai ter de “aturar”, proximamente e em reunião geral – pela segunda vez em pouco tempo – as queixas que as Associações já apresentaram, não concordando com a forma dos cortes.

© 5728 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.