Domingo 01 de Novembro de 0341

Campeão olímpico Farah começou com ouro

farah moscow2013ATLETISMO – Moscovo’2013

O campeão olímpico em Londres (duplo vencedor nos 5.000 e 10.000 metros), o britânico Mohamed Farah, tornou-se no primeiro campeão mundial na competição que este sábado abriu portas em Moscovo.

Campeão em pista, já que a primeira medalha de ouro desta competição foi conquistada pela queniana Edna Kiplagat, que venceu a maratona com o tempo de 2.25.44, com chegada ao estádio mas com a maior parte do percurso pelas artérias da capital da Rússia, onde 19 das 46 chegadas alcançaram o seu melhor tempo de 2013.
Numa acesa ao longo de toda a corrida Farah chegou ao fim com o tempo de 27.21,71 (o melhor tempo pessoal deste ano), na frente dos 25 que completaram, realçando-se que, destes, mais treze atletas também fizeram o melhor registo pessoal do ano. Aqui sim, o objectivo foi conseguido, para além de não terem conquistado medalhas. Isso é que um factor de superação! Tal como se verificou na maratona feminina.
Ao longo deste primeiro dia tiveram lugar as provas de qualificação para várias provas, sendo de destacar a dos 100 metros (masculinos) que registou a inscrição de 56 atletas, divididos por sete eliminatórias, dos quais 54 se classificaram.
E porquê os 100 metros? Porque entrava em acção o recordista mundial, o jamaicano Usain Bolt, já “massacrado” por várias notícias que o acusam de também estar dentro dos que tomam produtos proibidos, tal como os que há menos de um mês foram suspensos, entre os quais o americano Tysen Gay, o que era o líder mundial deste ano.
Descontraído, Bolt não precisou de forçar para ser o 7º melhor, com 10,07, deixando estes primeiros louros para os norte-americanos Mike Rodgers e Justin Gatlin, os únicos abaixo dos 10 segundos: 9,98 e 9,99 respectivamente.
Daí que este domingo seja o primeiro a “ferver” mais, não tanto na meia-final, onde é pacífico (se tudo correr bem, e esperemos que sim) o apuramento para a final, ao fim do dia.
Para além desta final, a jornada da tarde começa, no sector masculino, com a final dos 20 km Marcha (com portugueses), a que se seguirão as finais do comprimento, disco e 10.000 metros (esta também com uma portuguesa), no sector feminino.
As primeiras seis medalhas do campeonato foram conquistadas pelo Quénia (ouro e bronze), G. Bretanha (ouro), Etiópia e Itália (prata) e Japão (bronze).

© 0341 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.