Ricardo Martinelli, presidente do Panamá, desafiou o Porto de Lisboa, na pessoa da sua presidente, Marina Ferreira, para o estabelecimento de relações de parceria entre o porto da capital portuguesa com os portos panamianos, por ocasião da sua visita de Estado a Portugal.
No decorrer desta visita, com grande relevo do ponto de vista da diplomacia económica, e visando o reforço das relações económicas entre os dois países, o Presidente do Panamá teve oportunidade de sublinhar as excelentes relações que já existem entre Portugal e o Panamá e de reafirmar o propósito em aprofundar as relações de comércio e de investimento num momento em que o estratégico canal está em expansão.
Neste contexto, a presidente do Porto de Lisboa esteve presente no jantar que teve lugar no Palácio na Cidadela de Cascais, no qual o Presidente da República salientou a importância de Portugal como plataforma para a Europa e para a África, recordando o acordo de associação entre a União Europeia e os países da América Central sobre uma zona de comércio livre.
Marina Ferreira participou também no seminário “Oportunidades de Negócio e Investimentos na República do Panamá”, organizado pelo Governo e pela embaixada do Panamá, liderado pelo Presidente da República do Panamá com a participação de ministros de estado panamianos e autoridades portuguesas.
Importa ainda referir que em março passado a presidente do Porto de Lisboa visitou o Canal do Panamá e o Porto de Colon, um dos portos mais importantes, com a segunda maior zona franca do mundo.