Jogos Surdolímpicos’2013
No decorrer do quarto dia de um intenso calendário da natação portuguesa nos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Sófia (Bulgária), os nadadores alcançaram novas marcas pessoais e baterem recordes nacionais.
Ricardo Belezas, ao nadar os 400 metros livres, com 5.04,65, bateu novo recorde nacional de natação para surdos, tendo terminado a prova em 19.º lugar, entre 22 atletas.
Nos 50 metros Costas, Tiago Neves foi melhor português, em 22º lugar, com o tempo de 31.93, prova onde Miguel Boura e Miguel Cruz nadaram os 50 metros costas e terminaram, respectivamente, em 32.º lugar (34.81), 34.º (36.30) Nesta prova, onde competiram 42 atletas, os portugueses bateram recordes pessoais e no caso de Tiago Neves estabeleceu também novo recorde nacional.
Nos 50 metros bruços, femininos, numa prova disputada entre 29 nadadoras, Susana Lourenço terminou em 23.º lugar, com 43.54, tendo batido novo recorde nacional e Eunice Almeida em 27.º, com 45.72.
Esta quinta-feira, as provas continuam com Miguel Cruz a competir nos 100 metros bruços, Luís Peixoto, Miguel Boura, Ricardo Belezas e Tiago Neves integram a estafeta 4×200 metros livres, e as nadadoras Eunice Almeida e Susana Lourenço nadam os 50 metros livres.
No Karaté Kumité, Tiago Silva (-75 kg), tendo terminado na sétima posição da classificação geral, entre 11 atletas. No primeiro combate, Tiago Silva perdeu, por 8-0, contra o adversário iraniano, Seyed Amir Daniali, que viria a sagrar-se campeão surdolímpico da categoria.
Nas repescagens, que dariam acesso ao combate pela medalha de bronze, o karateca português lutou com o atleta da Ucrânia, Oleksandr Kalnik. Com um bom ataque, e defesa, Tiago Silva chegou a estar em vantagem, no entanto, o adversário acabou por igualar a três a pontuação final. O vencedor foi escolhido por decisão do árbitro central, em virtude de empate a dois por parte dos júris de canto.
Esta quinta-feira, o karateca português compete no open de Karaté Kumité.