Jogos Surdolímpicos’2013
Hélder Gomes foi o primeiro português a conquistar uma medalha nos Jogos Surdolímpicos, que se encontram a decorrer na cidade búlgara de Sófia.
Hélder Gomes conquistou a primeira medalha (bronze) para Portugal nos Jogos Surdolímpicos de Sófia 2013, no Taekwondo Kuirogui (-80Kg), repetindo o feito de há quatro anos atrás, nos Jogos Surdolímpicos de Taipé 2009.
Nas eliminatórias, Hélder Gomes venceu o primeiro combate contra o atleta turco, Adem Inan, por 15-6, garantindo desde logo o terceiro lugar no pódio. No combate seguinte (meia-final), acabou por ser derrotado (10-9), pelo atleta ucraniano, Oleksii Sedov
Os resultados obtidos ao fim dos três primeiros dias de competições são animadores, porquanto, além desta medalha, já foram batidos vários recordes nacionais, em especial na natação.
Luís Peixoto, que se estreou nesta competição internacional, fez a sua melhor marca pessoal nos 50m livres, que percorreu em 29,69, correspondendo ao 45º lugar entre todos os participantes. Na mesma prova, Ricardo belezas foi 40º, com 28,56.
Nos 100m bruços, Susana Lourenço terminou no 25.º lugar, com 1.35,34, o que é um novo recorde nacional. Nesta mesma prova competiu ainda Eunice Almeida, que foi desclassificada.
Registe-se que Susana Lourenço participa em Jogos Surdolímpicos, ininterruptamente, desde a edição de Roma 2001, sendo esta a sua quarta participação. Todos os restantes nadadores estrearam-se nesta edição nestes Jogos.
Nos 100m costas, novo recorde nacional, obtido por Tiago Neves com 1.07,46, tendo terminado em 18.º lugar, entre 34 nadadores. Miguel Boura terminou em 29.º lugar, com 1.16,63 (recorde pessoal) e Miguel Cruz na 31.ª posição, com 1:18.66.
Os Jogos Surdolímpicos são o segundo evento multidesportivo mais antigo, com a estreia em Paris (1924), onde participaram 145 atletas provenientes de nove nações europeias. Realizam-se de 4 em 4 anos e foram o primeiro evento desportivo internacional para atletas com deficiência auditiva.
Portugal participou pela primeira vez em Jogos Surdolímpicos na sua XVII edição, em Sófia, na Bulgária, no ano de 1993 com 9 Atletas.
A última edição dos Jogos Surdolímpicos decorreu em Taipé, em 2009, e Portugal participou com uma Missão constituída por 15 atletas, em 8 modalidades: Atletismo, Bowling, Judo, Karaté, Luta Livre, Luta Greco-romana, Natação e Taekwondo, onde Portugal conquistou 4 medalhas (2 de Ouro e 2 de Bronze).
Em, termos globais, Portugal participou em cinco edições de Jogos Surdolímpicos e conquistou um total de 8 medalhas (4 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze).