Mundial de Atletismo IPC
Cinco medalhas de bronze assinalaram o excelente pecúlio alcançado pelos atletas portugueses que tomaram parte no Campeonato do Mundo de Atletismo IPC, que teve lugar em Lyon (França).
Na que foi a maior competição realizada após os Jogos Paralímpicos de Lonbrdes’2013, Portugal foi representado por 21 atletas que, ao longo de nove dias, competiram em 25 provas, tendo conquistado cinco medalhas de bronze.
Nuno Alves abriu a contagem com o bronze conquistado nos 5000m (T11), seguindo-se Lenine Cunha, que repetiu o feito dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, com o bronze no salto em comprimento (T20). A terceira medalha foi alcançada por Maria da Graça Fernandes, no salto em comprimento (T37/38). A fechar, os maratonistas Gabriel Macchi e Joaquim Machado conquistaram o bronze nas maratonas T12 e T11, respectivamente.
Para o Chefe de Missão, Luís Figueiredo, o balanço é “muito positivo, porquanto entre os 21 atletas presentes, tivemos 6 melhores marcas do ano, 4 recordes pessoais, 19 atletas nas finais e 5 medalhas de bronze, na competição que se realizou numa altura do ano em que os atletas sofrem o desgaste de uma longa época competitiva, para além das condições logísticas e climatéricas não serem as ideais, com as provas a serem disputadas com temperaturas acima dos 30 graus e humidade superior a 60%, o que não invalidou o excelente desempenho dos nossos representantes”, afirmou Luís Figueiredo.
Odete Fiúza competiu na final dos 1500m (T11), tendo terminado na quinta posição, com 5:17.88. Rússia, Marrocos e Espanha conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar do pódio.
Nos 1500m (T20), Cátia Almeida, com 4:58.69, terminou em 4º, com o primeiro e segundo lugar do pódio para a Polónia e o terceiro para a Hungria.
No salto em comprimento (T20), Lenine Cunha conquistou a medalha de bronze para Portugal, com 6,77 metros, ficando a um centímetro da sua melhor marca da época (6,78).
Nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Lenine Cunha, com 6,95 metros, conquistou igualmente a medalha de bronze.
Lenine Cunha, que este ano já havia conquistado 12 medalhas em competições internacionais, após um semestre de grande intensidade competitiva não contava com esta medalha, igualmente em virtude do crescente nível dos seus adversários. O atleta dedicou esta 147.ª medalha ao seu treinador (José Costa Pereira).
Maria da Graça Fernandes (T38), competiu na final do salto em comprimento e conquistou o bronze, com um salto de 4,27 metros, que representou também um novo recorde pessoal.