Olimpismo – FOJE’2013
Composta por 37 elementos, a comitiva portuguesa que vai tomar parte no Festival Olímpico da Juventude Europeia segue este sábado para a cidade holandesa de Utrecht, onde decorrerá este evento.
A cerimónia de abertura terá lugar no domingo (20 horas locais) e a porta-bandeira nacional será uma jovem luso- ucraniana, Tamila Holub (Natação), de 14 anos e que vive no nosso país desde os dois anos.
Dos 37 elementos, 25 são atletas de seis modalidades (Atletismo, Ginástica, Ciclismo, Judo, Natação e Ténis).
Na festa de despedida, esta sexta-feira, na sede do Comité Olímpico, José Manuel Constantino desejou boa sorte a todos e frisou a importância de aproveitarem esta oportunidade única para conviver com jovens de outras nacionalidades e culturas e viveram aquela que, para a maioria, será a sua primeira experiência competitiva a nível internacional.
A chefe-adjunta da missão, Joana Gonçalves e Presidente da Federação Portuguesa de Hóquei, que irá liderar a comitiva salientou que ” a colaboração na chefia de missão deste Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que acredito estar próxima da vivência dos Jogos Olímpicos, será particularmente enriquecedora e em muito contribuirá para alimentar a motivação pessoal de fazer mais e melhor, quer no contexto da representação olímpica, quer no âmbito da modalidade a que presido”.
A competição arranca na segunda-feira, dia em que estarão em Tiago Cação e Beatriz Bento (Ténis); Ricardo Amaral, Salomé Afonso, Décio Andrade, Paulo Neto, Jéssica Barreira e Sofia Teixeira (Atletismo).
O evento decorrer de 14 a 19 deste mês, estando confirmada a participação dos 49 países membros dos Comités Olímpicos Europeus, e esperados cerca de 2.800 atletas.
O Festival Olímpico da Juventude Europeia é um evento multidesportivo enquadrado nas competições organizadas pelos Comités Olímpicos Europeus desde 1991. Os atletas terão, de acordo com a respectiva modalidade, entre os 13 e os 18 anos.
Recorde-se que, no FOJE, muitos foram os bons resultados obtidos pelas delegações portuguesas. Vários atletas participantes em edições anteriores tornaram-se mais tarde atletas olímpicos, chegando mesmo obter resultados de excelência. Os dois exemplos de maior destaque são o do Sérgio Paulinho, medalha de ouro no FOJE em 1995, na cidade de Bath, que mais tarde foi medalha de prata em Atenas 2004 e o do Nelson Évora que obteve a medalha de ouro no FOJE em 2001, em Múrcia, e mais tarde medalha de ouro em Pequim 2008.