Dissolução da Assembleia da República, Eleições Antecipadas, foi este o mote para o desfile desta tarde em Lisboa organizado pelo PCP.
Os muitos manifestantes que desfilaram Jerónimo de Sousa e outros actuais e antigos dirigentes do PCP esta tarde pela baixa de Lisboa (do Chiado até ao Rossio), apelaram à convocação de eleições legislativas antecipadas.
Ao som de palavras de ordem como “está na hora1está na Hora” ou “Eleições já, eleições já” o desfile chegou ao Rossio onde Jerónimo de Sousa disse o porquê do desfile ” afirmar e exigir a demissão do governo, a dissolução da Assembleia e a convocação de eleições…” acrescentando que ” valeu a pena lutar, que a força dos trabalhadores e do povo pode muito, mesmo perante as maiores maiorias e os mais poderosos interesses do capital”.
O secretário-geral do PCP no discurso perante mais de um milhar de pessoas, disse que só espera uma atitude de Cavaco Silva, “…não há nenhuma outra saída digna e democrática que não seja a da imediata dissolução da Assembleia da República pelo Presidente da República e a convocação das eleições”, disse.
Deixou ainda um comentário sobre o que tem sido a conivência do PR com o Governo “O país não permitirá que o PR continue, perante o inaceitável espectáculo de degradação política e institucional, perante os repetidos apelos à lei fundamental, perante o caos no regular funcionamento das instituições, a ser o aguadeiro de um governo e de uma política que estão a conduzir Portugal e os portugueses para o abismo económico e social.” afirmou Jerónimo de Sousa.