As eleições autárquicas já tem data, é a 29 de Setembro, decidiu hoje o Conselho de Ministros.
A data não agrada nem a gregos nem a troianos, assim o PSD/CDS-PP queriam a 22 de Setembro, o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda a 13 de Outubro, o Partido Comunista a 6 de Outubro, o Partido ecologista “Os Verdes” dizia ou 6 ou a 13 de Outubro.
A data escolhida vai de acordo com as ideias dos partidos da oposição, serem estas eleições antes da discussão em sede do parlamento documentos e leis que podem colocar dificuldades eleitorais aos partidos da maioria, assim a sua realização antes evita danos colaterais nos resultados nas autarquias agora lideradas pelos partidos da maioria.
Por seu lado pelo governo falou o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que disse aos jornalistas que a data agora anunciada foi decidida após a análise de todos os argumentos apresentados pelos partidos com assento parlamentar.
Com a marcação começa a “correria” no processo eleitoral, a publicação do decreto que marca a data, data limite 11 de Julho, com apresentação das candidaturas até 5 de Agosto.
A maior preocupação segundo todos os interessados no processo, é nova organização administrativa e os novos cadernos eleitorais.